Famerp/Funfarme realizam ação para o Dia Combate à Hipertensão

26/04/17

Para celebrar o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão e lembrar a população da importância do tema, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), em parceria com a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), promove ação preventiva que acontece anualmente no dia 26 de abril.

Estudantes e docentes orientam população e oferecem exames gratuitamente; pacientes que apresentarem fatores de risco serão encaminhados para unidades de atendimento. As pessoas terão acesso a orientações preventivas sobre a doença, bem como aferição da pressão arterial, verificação de dados antropométricos (peso, altura e diâmetro da circunferência abdominal), além de poderem realizar teste de glicemia capilar.

Para a professora do Departamento de Enfermagem Geral da Famerp e Coordenadora da Liga de Hipertensão, Profª Drª Claudia Bernardi Cesarino, a expectativa é de que até 700 pessoas sejam atendidas durante o evento. “A pressão alta é grave por ser uma inimiga silenciosa, pois muitas vezes o paciente não sente nenhum sintoma. A pressão alta não tem cura, e sim controle, por isso a importância da consciência do tratamento”, explica Profª Drª Claudia.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a pressão alta entre crianças e adolescentes é de 5%, em adultos 25% e em idosos esse número ultrapassa os 60%.

Gilmar Ferreira, aproveitou sua passagem pelo shopping, resolveu fazer aferição de sua pressão e gostou do resultado “Minha pressão costuma dar sempre normal, porque faço pilates, ando de bicicleta e tenho uma alimentação balanceada. Acho muito importante essa ação aberta ao público porque a prevenção é o começo de tudo para uma saúde em dia”, conta Gilmar.