FUNFARME Ambulatório Hemocentro Hospital de Base Reabilitação Lucy Montoro HCM webmail

Coordenador de Ações Internacionais do Instituto de Biologia da UNICAMP fala sobre malária aos alunos da pós-graduação da Famerp

30/06/15

O Ciclo Fundamental de Palestras da Pós-graduação em Ciências da Saúde da Famerp trouxe, na última segunda-feira, dia 29 de junho, o Coordenador de Ações Internacionais e Professor Associado do Instituto de Biologia da UNICAMP, o professor doutor Fabio Trindade Maranhão Costa. O tema desenvolvido foi “Perspectivas no Sequestro de Plasmodium spp: novas ideias e terapias”.
Durante o evento, o Dr. Fabio mostrou as novas técnicas que estão sendo desenvolvidas no Instituto de Biologia da UNICAMP e os avanços no diagnóstico e tratamento da malária, importante para os estudos em doenças parasitárias da Famerp (no Centro de Investigações em Microrganismos - CIM) e no país. “Nossa maior preocupação é com os casos assintomáticos, que podem reativar uma endemia. O Dr. Fabio nos trouxe novidades excelentes das novas pesquisas”, comentou o Dr. Carlos Cavasini, coordenador do CIM. Além disso, o Dr. Fabio ressaltou que apesar de existir uma grande diminuição dos casos de malária no país, o número de internações tem aumentado sugerindo um maior número de casos graves causados pelo P. vivax, que e usualmente considerado um agente benigno.

“A abordagem foi sensacional e oportuna, trazendo para nós as inovações nos estudos moleculares sobre a doença”, ressaltou o Dr. Luiz Carlos de Mattos, professor livre docente de Biologia Molecular e responsável pelo Laboratório de Imunogenética da Famerp.
Dr. Fabio ainda explicou que, “apesar da notificação dos números de malária ter diminuído consideravelmente nos últimos anos, ainda estamos falando de uma doença com tratamento complexo, envolvendo diversos tipos diferentes de drogas, principalmente em casos assintomáticos”.

A diversificação de temas do ciclo agradou a aluna da pós-graduação em Ciências da Saúde, Patricia Pereira Remendi. “Os temas atualizados e as palestras dinâmicas auxiliam no aprendizado. Aqui no Estado de São Paulo temos poucos casos de malária, mas é muito importante saber da realidade do país e como podemos ajudar os pacientes”, comentou.
Em todo o ano de 2014 a Secretaria do Estado de São Paulo recebeu somente quatro notificações da doença.

O Prof. Mauricio Nogueira, coordenador do Ciclo de Palestras, ressaltou que o Dr. Fabio é uma liderança mundial do assunto com larga experiência no país e no exterior. “A oportunidade que os nossos alunos tem de conhecer pessoas e pesquisas que se encontram no limiar do conhecimento é uma oportunidade ímpar, que deve ser fomentada”. A próxima palestra será no dia 13 de julho próximo, ministrada pelo Prof. Mauro Martins Teixeira, médico, professor titular da UFMG e membro da Academia Brasileira de Ciência. O tema será "A importância da inflamação na doença e na saúde".

Hospital de Base © 2004 . 2015 - Todos Direitos Reservados