HB comemora a realização de 500 transplantes de fígado com pacientes, familiares e corpo clínico

24/06/16

O Hospital de Base de Rio Preto comemorou, na manhã desta sexta-feira (24 de junho), ter alcançado os 500 transplantes de fígado, realizados desde 1998, o que colabora para o HB ser um dos principais centros transplantadores do Brasil. Para celebrar, o Serviço organizou uma festa com a presença de cerca de 50 pacientes, sua equipe multidisciplinar, diretores da Funfarme e Famerp, médicos e demais profissionais de outras especialidades da instituição.
A emoção dominou o evento, como não poderia deixar de ser, já que o HB reuniu 50 histórias de superação, de luta pela vida. Histórias como a do vigilante aposentado Wilson Galego, o segundo paciente a receber o fígado, no dia 14 de junho de 1998. “Estou tão emocionado que não consigo nem falar muito. Agradeço a todos do Hospital de Base, este pessoal maravilhoso. É uma dádiva de Deus estar aqui”, declarou Wilson, de 59 anos. O primeiro paciente a se submeter ao transplante, infelizmente, faleceu.
Wilson sintetiza o sentimento que dominou todos como, por exemplo, a estudante Caroline Guimarães de Morais que, aos 2 anos, tornou-se a primeira criança a ser transplantada de fígado no HB e hoje exibia saúde e vigor de uma jovem de 19 anos. “Vivo normalmente, me divirto, faço tudo. É uma benção.”
Palavras que recompensam a Funfarme/Hospital de Base e sua diretoria que, ao longo destes quase 20 anos, empenhou-se para implantar e oferecer a melhor infra-estrutura e equipe profissional possíveis à população, como salientou Dr. Renato Silva, coordenador do Serviço de Transplante de Fígado do HB. “Foram muitas as adversidades e desafios, porém, com o apoio da diretoria e todos os setores do hospital, o Serviço está muito bem estruturado, sendo um dos principais do Brasil”, disse o cirurgião Renato Silva.
Como se não bastasse hoje poder comemorar 500 vidas, a Funfarme/Hospital de Base também se beneficia ao poder dispor do Serviço de Transplante, como salientou o diretor-executivo da fundação, Dr. Horácio José Ramalho. “Em seu dia-a-dia, os serviços de transplantes proporcionam grande avanços terapêuticos e no campo cirúrgico, que se revertem em prol de toda a instituição. São também importante área de conhecimento e formação para os novos médicos e profissionais de outras áreas da Saúde que fazem residência ou estágio em nosso complexo hospitalar.”
Os 500 transplantes demonstram que, acima tudo, na Funfarme há o compromisso pela vida.