Hospital de Base

Instituto Lucy Montoro traz novo tratamento que diminui dor e espasmos na reabilitação do paciente

18/08/14

A Unidade de Rio Preto do Instituto Lucy Montoro começou a realizar, nesta sexta-feira, 15 de agosto, novo tratamento que diminui dor e espasmos em pacientes com debilidade motora. O método foi apresentado pelo fisiatra Carlos Musse, presidente da Associação Brasileira de Fisiatria. Além de menos traumático ao paciente, o tratamento tem um custo muito menor para o sistema público de saúde do que o até então adotado, com base na toxina botulínica.

O tratamento baseia-se em utilizar eletroestimuladores para localizar o ponto original da tensão muscular e, ali, injetar o fenol - substância que auxilia no relaxamento dos músculos afetados. Segundo Musse, cada aplicação do medicamento dura em média nove meses, proporcionando ao paciente, nesse período, maior relaxamento da musculatura envolvida.
“A intenção é reduzir os espasmos da estrutura. Isto irá permitir a diminuição dos movimentos indesejados, muitas vezes dolorosos, sem alterar a capacidade motora não atingida pela doença, evitando cirurgias desnecessárias”, explica Dra. Regina Chueire, diretora da unidade.

Hospital de Base © 2004 . 2012 - Todos Direitos Reservados
Intermídia Comunicação| CRIAÇÃO  DE  SITES  W3  MÍDIA