FUNFARME Ambulatório Hemocentro Hospital de Base Reabilitação Lucy Montoro HCM webmail

Funfarme passa a receber pedidos de liberação de documentos via internet; pacientes de Rio Preto e região precisam agora ir ao complexo hospitalar somente uma vez para retirar documentos

26/03/15

Valendo-se da tecnologia e de que praticamente todos têm acesso à internet, a Funfarme criou um canal online para que os pacientes solicitem prontuários, exames e resultados de diagnósticos relativos a atendimentos sem que precisem ir até a instituição. A comodidade é estendida a todos os pacientes atendidos no Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade, Ambulatório de Especialidades, Hemocentro e Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, enfim, em todo o complexo da Funfarme.
A solicitação é feita através do site www.hospitaldebase.com.br e beneficia, sobretudo, os moradores dos municípios da região, poupando-lhes tempo e despesas com transporte e alimentação. “Agora, é preciso comparecer ao complexo hospitalar apenas para retirar o documento solicitado. Este é um exemplo de que a Funfarme procura simplificar sempre seus processos, oferecendo o melhor atendimento à população”, afirmou Dr. Horácio José Ramalho, diretor executivo da Fundação.
O impacto é grande. Por ano, a Central de Documentação da Funfarme recebe cerca de 10 mil solicitações de prontuários e exames médicos, fundamentais para processos de aposentadoria, afastamento médico, auxilio doenças, renovação de benefícios, indenizações de acidentes de trânsito (DPVAT), seguros, processos judiciais, entre muitos outros.
Para solicitar o documento, basta o paciente acessar o site do Hospital de Base e, do lado direito da tela, clicar em “Solicitação de documentos” e seguir as instruções fornecidas na página. O documento fica pronto em até 12 dias. Se o paciente não tiver condições de retirá-lo, o site do HB disponibiliza modelo de procuração para que outra pessoa possa fazê-lo.
O novo serviço via internet beneficia não só os pacientes como também as Prefeituras da região, que têm de investir recursos públicos para fretar ônibus para transportá-los até o complexo hospitalar. Para reduzir a ocupação dos ônibus, as prefeituras enviam funcionários que representam vários moradores para retirar os documentos. É o caso da Prefeitura de Santa Fé do Sul, distante 190 quilômetros de Rio Preto, que, ainda assim, envia diariamente, pelo menos, dois ônibus à Funfarme.
Ângela Bertolo é uma das funcionárias que se revezam nas viagens semanais a Rio Preto e que entregam cerca de 250 solicitações por semana à Central de Documentação da Funfarme. Angela acredita que o novo canal de acesso pela internet irá reduzir ainda mais o número de moradores de Santa Fé do Sul que utilizam o transporte cedido pela Prefeitura. “É muito bom para os moradores, que não precisam viajar até Rio Preto para pedir ou pegar um documento, e ótimo para o município, pois serão menos pessoas viajando e talvez tenham que fretar menos ônibus, o que traz economia para a cidade”, afirmou Ângela.
A bióloga Andreia Carneiro esteve na Central para solicitar cópia de exame para seu pai e disse não saber do acesso via online, mas comemorou. “Agora utilizarei sempre. Hoje, qualquer maneira de economizar tempo é muito bem-vinda. A gente vive conectada e ter um serviço pela internet, sem precisar sair de casa, é ótimo, ainda mais numa cidade como Rio Preto com trânsito complicado”, disse Andreia.

A Central de Documentação funciona, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16 horas, no prédio anexo ao Hospital de Base. O telefone é (17) 3201-5000, ramais: 1232 / 1795 / 5057, e o e-mail é centraldedocumentacao@hospitaldebase.com.br.

Hospital de Base © 2004 . 2014 - Todos Direitos Reservados