FUNFARME Ambulatório Hemocentro Hospital de Base Reabilitação Lucy Montoro HCM webmail

Espírito de Natal e Ano Novo são lembrados em celebração ecumênica na Funfarme

17/12/14

No hall da emergência do SUS foi realizada, hoje, a tradicional celebração ecumênica de Natal e Ano Novo. Estiveram no culto, representantes das religiões espíritas, evangélica e católica, que contou com a presença de um músico. Compareceram também as diretorias da Funfarme, Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade e Famerp.

Dr. Horácio José Ramalho, diretor executivo da Fundação abriu a cerimônia, falando em nome de todas as autoridades. “No mundo onde o consumismo e superficialidade das relações humanas estão tão solidificados, é necessário reavivar o espírito de solidariedade e renovação. E isso deve acontecer o ano todo”, afirmou o diretor.
Durante a missa, também foram homenageados profissionais da saúde que se dedicam além de suas responsabilidades na instituição com ações de ajuda ao próximo e uma mãe, que no momento mais difícil – a perda de um filho – teve uma atitude generosa: doou os órgãos dele para que outras pessoas continuassem a viver.
A celebração foi encerrada com muita música e com as palavras do diretor da Famerp, Dr. Dulcimar Donizete de Souza. “Que o próximo ano seja imbuído deste espírito solidário em todas as áreas de nossas vidas. Um feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos!”, pontuou Dr. Dulcimar.

Os Homenageados
Confira um pouco das histórias daqueles que foram destaques durante a cerimônia e, portanto, mereceram as homenagens.

Angela teve uma nobre atitude com a família do pequeno Luan. Ele passou por um transplante renal recentemente. Ganhou o órgão da mãe. Original de Impreatriz, no Maranhão, garoto deveria passar por um tratamento antes da cirurgia e para isso teria de ficar seis meses em Rio Preto.Então, Angela e a mãe, vendo a situação da família, não hesitaram em coloca-los dentro da própria casa. Assim, Luan ficaria perto dos pais o tempo todo, em um ambiente mais familiar e confortável.

Brenão é conhecido pelo amor incondicional que tem pelos pacientes da pediatria, em especial à Bia e Mateus, dois irmãos que moram há muitos anos na instituição. Além disso, junto com os amigos do HCM, desenvolve um trabalho de entrega de alimentos não perecíveis às pessoas carentes. Entre eles, muitos pacientes.

Cidinha também não se limita a seu trabalho na enfermagem. Fora do horário de expediente, ele sai atrás de doações de roupas e utensílios de higiene pessoal para as crianças e adultos carentes que ficam internados no HCM.

Poliana tornou-se colaboradora da instituição com a inauguração do HCM, e desde que iniciou seu trabalho por aqui, resolveu fazer a diferença. Ela se prontifica a levar as roupas de pacientes para casa. Onde, no seu horário de folga, ela lava e passa voluntariamente essas roupinhas e as entregas limpinha e cheirosa para as mães.

As voluntárias Edinete e Maria do Carmo, junto com outras voluntárias, também fazem um trabalho parecido. Todas as roupinhas que são doadas aos bebês do HCM, elas fazem questão de levar para casa. Lavar, passar, esterilizar, embalar e doar às mamães carentes.

A Sra. Maria Lucimar Alves perdeu o filho Gabriel, de 19 anos, há um mês, devido a uma parada cardíaca. Com uma atitude muito nobre, ela quis doar os órgãos do filho, para assim, ajudar outras pessoas que ele nem conhecia, mas precisavam.

Hospital de Base © 2004 . 2014 - Todos Direitos Reservados