Hospital de Base

Serviço de Cirurgia Vascular da Famerp/Hospital de Base realiza nesta sexta-feira, 19 de setembro, mutirão de diagnóstico da doença arterial periférica (DAP)

18/09/14

A doença arterial periférica (DAP), que atinge expressivos 20% da população com mais de 50 anos, é alvo de um mutirão que será realizado pelo Serviço de Cirurgia Vascular da Famerp/Hospital de Base, nesta sexta-feira (19 de setembro), das 9h às 16h, na Praça Rui Barbosa, no centro de Rio Preto. Médicos e residentes farão exames gratuitos em pessoas acima de 50 anos, e aquelas em que forem constatados indícios da doença serão orientadas a procurar o Ambulatório de Especialidades do HB.
A DAP ou doença dos membros inferiores, como também é conhecida, é um mal crônico que acontece quando placas de gordura entopem as artérias, diminuindo o fluxo da corrente sanguínea para os membros inferiores do corpo, como pernas e pés. No mundo, a doença atinge 30 milhões de pessoas. No Brasil, estima-se que de 10 a 15% da população tenha a doença. Entre a população idosa, acima dos 50 anos, esse número aumenta, chegando a 20%.
O mutirão faz parte da 1ª edição da campanha “Saúde em Circulação”, que tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre a DAP, ainda muito desconhecida. A campanha é realizada em parceria com a Cordis, unidade de negócios da Johnson & Johnson Medical Brasil.
Para verificar se a pessoa é passível de ter a DAP, os profissionais realizarão o teste do índice tornozelo-braquial (ITB), que mede a pressão sanguínea no tornozelo e no braço para comparação, e esclarecerão dúvidas sobre a doença.
"A doença arterial periférica tem uma alta incidência entre a população com mais de 50 anos e muitos ainda desconhecem o problema. A campanha é importante para alertar a população e para que as pessoas que apresentam fatores de risco, como hipertensão e diabetes, por exemplo, procurem seus médicos e façam um acompanhamento regular para evitar o desenvolvimento da DAP", afirma o cirurgião vascular Daniel Gustavo Miquelin, responsável pelo Serviço de Cirurgia Vascular da Famerp/Hospital de Base.
O nome Saúde em Circulação: passo a passo sobre a doença arterial periférica foi escolhido para a campanha porque a doença arterial periférica compromete a circulação sanguínea das pernas e pés, devido ao bloqueio da artéria causado por um acúmulo de placas de gordura, e também porque o principal sintoma é a dor ao caminhar, que pode ser confundida com um sinal de envelhecimento.

Hospital de Base © 2004 . 2012 - Todos Direitos Reservados
Intermídia Comunicação| CRIAÇÃO  DE  SITES  W3  MÍDIA