FUNFARME Ambulatório Hemocentro Hospital de Base Reabilitação Lucy Montoro HCM webmail

Funfarme investe R$ 14,2 milhões na construção dos prédios do inédito Serviço de Radioterapia e nova Área de Diagnóstico por Imagem

23/01/15

A Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto está investindo R$ 14,2 milhões na construção de dois prédios onde está previsto para começar a funcionar o Serviço de Radioterapia, inédito na instituição, e a Área de Diagnóstico por Imagem. É uma das obras mais complexas em curso na cidade, que adota as mais modernas técnicas de engenharia civil. E um dos exemplos destas técnicas foi empregado no dia 22 de janeiro, o processo de concretagem das paredes do prédio do Serviço de Radioterapia, onde foram despejadas 1.500 toneladas de concreto resfriado, graças à adição (mistura) de 70 toneladas de gelo.
As paredes externas do prédio têm 1,25 metro de espessura e uma parede interna, que separa as duas salas que receberão os equipamentos, tem 2,50 metros de espessura. Tal espessura é necessária para garantir que não haja a menor possibilidade de vazamento de radioatividade para o ambiente externo.
Para que as salas de exames sejam totalmente blindadas, é fundamental que não ocorra fissuras nas paredes, justamente o que será assegurado graças à técnica de resfriamento empregada na concretagem do prédio. “Em obras convencionais, comuns, o concreto pode secar definitivamente alcançando uma temperatura de até 70 graus que não compromete o seu estado de conservação futuramente. Nesta obra, devido à espessura da parede, o concreto precisa curar a uma temperatura de, no máximo, 49 graus”, explica a engenheira Maria José de Almeida Zeituni, da Área de Engenharia da Funfarme e responsável técnica pela obra.
Durante 12 horas, 10 caminhões betoneiras despejaram, ininterruptamente, o concreto, numa operação que envolveu 40 funcionários da Funfarme e 20 da concreteira.
Numa primeira etapa, o prédio de 500 metros quadrados do Serviço de Radioterapia terá três andares, sendo que no térreo as duas salas irão receber os mais modernos aceleradores lineares de partículas existentes no mundo. Os prédios da Radioterapia e da Área de Diagnóstico por Imagem somam uma área de 1.600 metros quadrados.
Radioterapia terá a mais alta tecnologia
A Funfarme já adquiriu, por R$ 4,2 milhões, um dos dois aceleradores do modelo Trilogy TX. Ele oferece aos médicos a possibilidade de realizarem os tratamentos em tempos mais curtos e, mesmo assim, com maior precisão, beneficiando os pacientes e os profissionais envolvidos no atendimento.
O que é a radioterapia?
É um tratamento no qual se utiliza radiação ionizante para destruir, eliminar ou impedir que as células de um tumor aumentem seu tamanho. A radiação não é vista pelo paciente, não causa dor e pode ser associada com a quimioterapia ou cirurgia.
A radioterapia pode ocorrer em diversas etapas do tratamento contra o câncer: antes, durante ou após a cirurgia e/ou a quimioterapia.

Hospital de Base © 2004 . 2014 - Todos Direitos Reservados