FUNFARME Ambulatório Hemocentro Hospital de Base Reabilitação Lucy Montoro HCM webmail

Médica da Agência Internacional de Câncer apresenta base de dados mundial para professores e alunos da Funfarme/Famerp utilizarem em suas pesquisas

21/05/15

A médica Maria Paula Curado, membro da Agência Internacional de Câncer, a IARC, esteve nesta segunda-feira, 18 de maio, apresentando a base de dados do Instituto para professores e alunos da graduação e pós-graduação em medicina da Famerp, que lotaram o Anfiteatro Fleury.

A base de dados da IARC é composta de relatórios de institutos de câncer do mundo todo e a palestra serviu para ensinar alunos a usar essa plataforma online para teses e trabalhos científicos.
Durante a palestra, Maria Paula falou sobre a dificuldade de se obter dados de países mais pobres, mostrou as diversas variáveis possíveis para se fazer estimativas e apresentou gráficos onde novas técnicas de detecção de câncer foram usadas, modificando o número final de descobertas da doença.
“Com a descoberta da eficiência do PSA para a detecção de câncer da próstata, o número de pessoas com a doença disparou. Ao mesmo tempo em que isso é ruim, também é bom. Estamos descobrindo mais doentes de câncer antes que morram”, explicou a Dra. Maria Paula.
A médica da IARC falou também sobre a dificuldade de se manter essa base de dados como uma plataforma que mostra a realidade do câncer hoje no mundo: “Nós temos menos dados do continente africano e de países pobres de outros continentes devido a dificuldades sociais nestes locais, no entanto, é possível fazer estimativas seguras para desenvolver novas drogas e tratamentos.”
A estudante de medicina Monalisa Nogueira Costa disse que pretende se especializar em oncologia e ressaltou a importância dessa plataforma com dados de todo o mundo: “Desenvolver novas técnicas de tratamentos e poder contribuir para a cura de uma doença que atinge milhões de pessoas no mundo me fez descobrir que escolhi a especialização correta”.
A próxima palestra será do Dr. Robson Augusto de Souza Santos, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Ocorrerá no dia 1 de junho, às 11 horas, no Pavilhão Fleury e terá como tema ‘Sistema Renina-Angiotensina: novos componentes e implicações’. Toda a comunidade está convidada.

Hospital de Base © 2004 . 2014 - Todos Direitos Reservados