Hospital de Base

Funfarme/Hospital da Criança e Maternidade inaugura nesta segunda-feira Sala de Coleta de leite materno

01/08/14

Ainda neste sábado, a instituição, em parceria com a Famerp e Banco de Leite Humano de Rio Preto, realiza atividades em celebração a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Nos primeiros anos de vida, a amamentação materna é essencial para o melhor desenvolvimento da criança. E por este motivo, o Hospital da Criança e Maternidade inaugura nesta segunda-feira, 4 de agosto, a Sala de Coletas de Leite Materno, que irá funcionar na própria unidade de saúde, voltada para ordenhas de leite que irão para os bebês internados na instituição, além de esclarecer as mamães sobre a forma correta de amamentação.
Na sala, serão três cadeiras para acomodar as mães, duas bombas de ordenha e um freezer para armazenar o leite, com capacidade média de 15 litros – cada frasco comporta cerca de 500ml. Semanalmente, o material será enviado ao Banco de Leite Humano do município, onde será pasteurizado e depois retornará ao HCM para o aleitamento das crianças internadas na UTI Neonatal.
Paralelo a isso, também é celebrado, na primeira semana de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno e em comemoração a data, a Funfarme – Hospital da Criança e Maternidade, Famerp – Pró Pet Saúde: subprojeto amamentação e Banco de Leite de Rio Preto prepararam uma série de ações que iniciam neste sábado, 2 de agosto, na Praça Rui Barbosa do município, das 9 às 12 horas.
No local, ações de saúde e incentivo ao aleitamento materno serão desenvolvidas pelas equipes multidisciplinares. Também terão apresentações de fanfarra, dança, Hip Hop e caminhão itinerante de exames e vacinação. No período da tarde, a partir das 13 horas, acontece a abertura da exposição de fotos “Mães que amamentam – AMAmentaR 2014”, que será realizada até o dia 17, no Riopreto Shopping Center. A entrada é gratuita.
A programação da 16ª edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno continua na próxima semana – na segunda-feira, 4 de agosto, das 19 às 22 horas, acontece o 1º Simpósio de Aleitamento Materno, com palestras sobre amamentação, que será realizado no anfiteatro Fleury, com inscrições no local.

Já na terça-feira, 5 de agosto, a partir das 19 horas, uma palestra para profissionais de saúde será ministrada no anfiteatro da Unimed, na avenida Bady Bassit, com temática voltada à terceirização da infância e o desmame precoce. O palestrante será o médico José Martins Filho, da Unicamp.

Na quarta-feira, 6 de agosto, serão realizadas orientações às mães doadoras de leite, no Banco de Leite Humano, a partir das 9 horas. Durante a semana, as 26 unidades de saúde do município também vão realizar ações de orientação sobre aleitamento materno na sala de espera, além de distribuir material educativo sobre aleitamento.
Ainda na próxima segunda-feira, 4 de agosto, a Funfarme/Famerp realiza o I Simpósio de Aleitamento Materno, em que serão abordados temas sobre a orientação do aleitamento na prática clínica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no centro Acadêmico da medicina e enfermagem da Famerp ou no dia do evento. As atividades vão acontecer das 19 às 22 horas.
Para a Drª. Eliana Cabrera, professora adjunta da Famerp, nos primeiros meses de vida do bebê a amamentação materna é fundamental. “É importante que os discentes desenvolvam esse conhecimento na academia para que sejam aplicados na prática”, pontua.

Hospital de Base © 2004 . 2012 - Todos Direitos Reservados
Intermídia Comunicação| CRIAÇÃO  DE  SITES  W3  MÍDIA