Hospital de Base
Outubro Rosa 2014

Em rara ocasião, Hospital de Base faz, num mesmo dia, a captação de órgãos de dois pacientes; cirurgias envolvem equipes do HB e outras 4 instituições

26/09/14

Na Semana Nacional de Doação de Órgãos (22 a 27 de setembro), famílias de dois pacientes do Hospital de Base de Rio Preto deram exemplos de puro altruísmo e concordaram em doar os órgãos de seus entes queridos. Em rara ocasião, equipes do Hospital de Base e de outras quatro instituições de saúde realizaram, num mesmo dia duas cirurgias para retirada de oito órgãos e duas córneas.
Estes procedimentos colaboraram para o aumento de 116% no número de órgãos captados na região pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) sediada no Hospital de Base. Nos primeiros nove meses deste ano, foram captados 84 órgãos de 30 pacientes, contra 39 órgãos de 14 pessoas no mesmo período de 2013.
Na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro, as equipes do Hospital de Base e do Hospital da Unicamp (Universidade de Campinas) retiraram o fígado, rins e córneas do operário L.C.O., 47 anos, morador de Rio Preto, vítima de uma queda do telhado. Em seguida, os médicos do Hospital de Base se juntaram a equipes do Incor (Instituto do Coração), do Hospital Albert Einstein e Hospital Bandeirantes, os três da capital paulista, para retirarem o coração, pulmão, fígado e rins da jovem B.R.S., de 13 anos, que teve traumatismo craniano ao cair do cavalo em sua cidade, Riolândia.
A esposa do operário L.C.O., Natalícia de Souza Oliveira, inclusive, é exemplo nesta Semana Nacional de Doação de Órgãos. O marido com quem era casada há 18 anos não foi o primeiro ente querido que Natalícia perdeu e do qual decidiu doar os órgãos. Dezesseis anos atrás, ela perdeu um irmão em acidente de moto e teve o mesmo gesto de amor ao próximo: doou também córneas, rins e fígado.
A costureira Natalícia (na foto, com familiares) conta que o marido e o irmão sempre deixaram claro este desejo caso falecessem. ‘’A gente sempre conversou a respeito disso e deixamos bem claro a vontade de ajudar as pessoas, mesmo após a nossa morte’’, conta.
O cirurgião Willian José Ducca, vice-diretor clínico do HB e que participou da captação, faz questão de enaltecer o gesto das duas famílias. ‘’Precisamos de mais pessoas como eles em nosso mundo. Em nome das equipes do Hospital de Base e das outras instituições, agradeço o respeito e o carinho que a família da jovem e a da Dona Natalícia têm pela vida das pessoas, e que esta atitude sirva de exemplo e motivação .’’

Hospital de Base © 2004 . 2012 - Todos Direitos Reservados
Intermídia Comunicação| CRIAÇÃO  DE  SITES  W3  MÍDIA