Outubro Rosa 2014 FUNFARME Ambulatório Hemocentro Hospital de Base Reabilitação Lucy Montoro HCM
FONE 17 3201-5000
São José do Rio Preto | SP

NOTÍCIAS

Simpósio de Cuidados Paliativos da Funfarme - Hospital de Base oferece informação de qualidade a 150 profissionais de saúde

21/10/14

A exemplo da primeira edição, realizada ano passado, o II Simpósio de Cuidados Paliativos, promovido pelo Hospital de Base, no dia 18 de outubro, atingiu plenamente seus objetivos. Mais de 150 profissionais de saúde e estudantes de enfermagem e medicina de Rio Preto e região lotaram o Anfiteatro Fleury.
A médica do HB Ana Maria Nasser, especialista em Cuidados Paliativos e coordenador do evento, explica que um dos principais objetivos do Simpósio é contribuir para melhorar a atuação dos profissionais da Funfarme e de outras instituições no atendimento aos pacientes, desde o controle da doença até a análise das questões sociais, psicológicas e espirituais que os envolvem.
Para Cristiane Carvalho, enfermeira coordenadora da Unidade de Cuidados Paliativos do HB, o simpósio se propôs também a combater a visão errônea dos pacientes chamados “terminais”. “O termo está errado e deixa tristes pacientes e profissionais envolvidos, pois alguns pacientes chegam a ficar anos sob cuidado”, disse a enfermeira.
O Simpósio desempenhou papel fundamental, segundo o geriatra Toshio Chiba, um dos palestrantes convidados, já que profissionais de Saúde carecem de informações sobre esta área recente da Medicina. Dr. Toshio, chefe dos Cuidados Paliativos do Instituto do Câncer de São Paulo, apresentou em sua palestra pesquisa na qual 50% dos profissionais de saúde ouvidos disseram ser a falta de informação o principal limitador ao tratamento adequado da dor em pacientes com câncer. “Há uma carência muito grande de conhecimento nesta área no Brasil, por isso, a iniciativa do HB de promover este simpósio anualmente é louvável”, afirmou Dr. Toshio, referência no Brasil na área.
Outra característica do Simpósio, merecedora de elogios, foi reunir diferentes e, ao mesmo tempo, valiosas visões quanto ao tratamento e as variadas formas de dor que atinge não só pacientes, mas também familiares e amigos. Além de Dr. Toshio, falaram a respeito a enfermeira Franciellen Notaro, do Hospital de Câncer de Barretos, o padre Marcio Tadeu, da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Votuporanga, e o psicólogo Randolfo dos Santos Junior, do HB.

Veja mais notícias

Fone: 17 3201-5000 Av. Brigadeiro Faria Lima, 5544
15090-000 - São José do Rio Preto - SP
Hospital de Base © 2004 . 2014 - Todos Direitos Reservados
CRIAÇÃO DE SITES W3 MÍDIA