FUNFARME Hospital de Base HCM Ambulatório Hemocentro Lucy Montoro webmail
FONE 17 3201-5000
São José do Rio Preto | SP

NOTÍCIAS

Ciclo de Palestras da Nefrologia recebe médica da Unicamp para falar de microangiopatias trombóticas, associadas à Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHUa)

29/06/16

A Disciplina de Nefrologia da Residência Médica da Funfarme/Famerp recebeu, nesta quarta-feira (29 de junho), Dra. Lilian Monteiro Palma, médica assistente da Disciplina de Nefrologia Pediátrica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com atuação em transplante renal. Ela é mais uma referência nacional a participar do Ciclo de Palestras da Nefrologia, promovido ao longo do ano pela Funfarme/Famerp e que, há apenas uma semana atrás, já havia recebido outro grande especialista, o Professor Roberto Zatz, professor titular da USP.

Doutora em Nefrologia pela USP, Dra. Lilian falou sobre as microangiopatias trombóticas e associá-las como causa da Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHUa).
É importante os médicos nefrologistas saberem cada vez mais sobre a SHUa porque ela causa, além de lesão renal, anemia e diminuição do número de plaquetas e pode progredir para doença renal crônica, tendo o paciente que fazer diálises ou transplante.
A SHUa pode surgir em qualquer idade, desde o período neonatal até a terceira idade, e apresenta como sintomas fraqueza, mal-estar e palidez da pele. Podem surgir também inchaço e diminuição do volume urinário.
Normalmente, a síndrome é deflagrada por uma determinada circunstância, que pode ser infecção, gravidez, uso de algumas medicações ou até procedimentos cirúrgicos. Ao final da palestra, a nefrologista e os médicos da Funfarme/Famerp discutiram estratégias de tratamento da SHUa e demais causas de microangiopatias trombóticas.
Antes da palestra, Dra. Lilian Palma foi recebida pelo diretor-executivo da Funfarme, Dr. Horácio Ramalho, o vice-diretor-executivo, Dr. José Luis Esteves e o diretor-administrativo do Hospital de Base, Dr. Jorge Fares. A médica estava acompanhada de Marília Costa, gerente de uma empresa farmacêutica (foto).

Veja mais notícias

Fone: 17 3201-5000 Av. Brigadeiro Faria Lima, 5544
15090-000 - São José do Rio Preto - SP
Hospital de Base © 2004 . 2016 - Todos Direitos Reservados
CRIAÇÃO DE SITES W3 MÍDIA