Funfarme promove simpósio para discutir distúrbios do sono, problemas que atinge quase metade da população mundial

24/02/17

Ter uma boa noite de sono é uma necessidade fisiológica que, quando não atendida, pode trazer resultados nada saudáveis para o ser humano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% da população mundial tem algum tipo de distúrbio ou síndrome durante o sono. Este número mostra a relevância do tema foco do 1º Simpósio de Distúrbios do Sono entre profissionais da saúde, no Hospital de Base de Rio Preto, no dia 23 de fevereiro.

Segundo o neurocirurgião do HB, Dr. Darley Paulo Fernandes, “existem diversos tipos de distúrbios de sono, o que torna extremamente importante a participação de profissionais de outras especialidades da saúde para o diagnóstico e tratamento correto dessas doenças.”

Problemas como insônia, fadiga, sonolência diurna e ronco são sinais de alerta que devem ser monitorados. Crises de apneia, por exemplo, podem até acarretar um AVC ou infarto. “A apneia acontece quando as vias respiratórias são obstruídas, impedindo a oxigenação do cérebro e fazendo a pessoa acordar durante a noite. Apesar de parecerem inofensivos, o ronco e a apneia são alarmes do próprio corpo de que algo não está certo. O ideal é que as pessoas com esses sintomas procurem tratamento”, explicou a neurofisiologista coordenadora do Setor de Polissonografia do HB, Dr. Lúcia Helena.

Um dos métodos de diagnóstico de distúrbios do sono é o exame de Polissonografia, oferecido pelo SUS na região noroeste do Estado unicamente pelo Hospital de Base de Rio Preto. O exame é realizado enquanto o paciente dorme e avalia, por meio de sensores colocados na superfície do corpo, a atividade elétrica cerebral, os movimentos dos olhos, atividade dos músculos, frequência cardíaca, fluxo e esforço respiratório, oxigenação do sangue e a posição corpórea.