Funfarme/HB inaugura ala especializada em tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença que mais causa mortes no Brasil

23/03/17

São 10 novos leitos que funcionarão 24h, com equipe médica e multidisciplinar totalmente dedicada ao problema

Na manhã de hoje, 23 de março, a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme/Hospital de Base (HB) inaugurou a Unidade de Atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), especializada nos cuidados a este tipo de doença, já que a agilidade no atendimento é fundamental para a melhor ou total recuperação do paciente. A Unidade recebeu o nome do Dr. Waldir Antonio Tognola, neurologista da Funfarme e professor emérito da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp).

O grande diferencial da Unidade é oferecer à população de de Rio Preto e região, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a terapia trombolítica (ou trombólise), método que pode reverter o quadro clínico do AVC.

Foram investidos R$ 200 mil, recursos próprios da Fundação, em mobiliários, obra e infraestrutura. A Unidade possui 10 novos leitos na Emergência do SUS do HB, ocupando área de 350 m², com equipe multiprofissional especializada e especialmente dedicada a pacientes com AVC. São dois médicos (supervisor e residente - este à disposição 24 horas), cinco enfermeiros (um supervisor e 4 clínicos) e 10 técnicos, estes trabalhando também em escala de 24 horas), fisioterapeutas (24h), nutricionistas e fonoaudiólogos. O paciente que chegar ao HB encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com os sintomas será internado sob os cuidados da equipe e ficará em observação por até 48 horas.

A demanda é grande. São internados no Hospital de Base 74 pacientes, em média, por mês com AVC, dos quais, 70% são com AVC isquêmico. De acordo com o Ministério da Saúde, o AVC é a principal causa de morte e incapacidade no país. Ante a estes números, o objetivo da Diretoria do HB é investir mais no setor para que, futuramente, amplie-se a capacidade para 18 leitos.
“Com a crise da Saúde no Brasil, vemos hospitais fechando. Trabalhamos na contramão deste cenário. Hoje, entregamos mais um setor que só trará benefícios à população. É mais um serviço do qual certamente também nos tornaremos referência”, afirmou o diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, na cerimônia de inauguração.

O homenageado Dr. Waldir Tognola enfatizou: “Temos de trabalhar para criarmos um atendimento de excelência dentro de nossa realidade. Não temos que copiar outros modelos. Nosso desafio é este: entender as necessidades de nossos pacientes e devolver em forma de assistência e saúde. É para isso que trabalharemos neste serviço”

Saiba mais sobre o AVC

Existem dois tipos de Acidente Vascular Cerebral. Um deles ocorre a partir da obstrução de um vaso sanguíneo cerebral (isquêmico) e o outro, pela ruptura dele (hemorrágico).  “Analogamente, é como se fosse um infarto, só que na cabeça”, explicou a a neurologista Mariana Marques Neves Battaglini, médica responsável pela nova Unidade.

Entenda a terapia trombolítica

Ter uma ala especializada em AVC é importante para dar agilidade ao atendimento e conduzir o tratamento com a máxima eficácia. “A terapia trombolítica é extremamente eficiente quando rapidamente realizada. Trata-se de uma injeção de medicação específica que desobstrui o vaso sanguíneo, podendo reverter o AVC, quando aplicada nas primeiras 4h30 após a manifestação inicial dos sintomas. O procedimento é indicado apenas para os AVCs isquêmicos”, completou Dra. Mariana.

Eficiência do tratamento

“Em um trabalho realizado no Hospital de Base, entre março e agosto de 2015, conseguimos comprovar que de todos os pacientes que receberam a terapia trombolítica, 80% tiveram melhora nos sintomas do AVC. Desta maneira, conseguimos evitar muitas sequelas permanentes em decorrência da doença. Já aqueles que não receberam a trombólise, pois há vários critérios de exclusão, iniciaram tratamento de reabilitação”, destacou a neurologista.

Sintomas

Os três principais sinais de um Acidente Vascular Cerebral são:

- boca torta (desvio de rima);

- fraqueza em alguns dos membros (pernas ou braços);

- e fala enrolada (disartria).

Os médicos advertem que, se ao menos um destes sintomas se manifestar, o serviço de emergência de saúde deve ser imediatamente contatado, pois pode ser o início de AVC.