Funfarme inicia novo exame que pode substituir a biópsia como exame de fígado

27/03/17

O HB/Funfarme investiu em um novo aparelho de ultrassom que realiza o exame de Elastografia, com função de detectar o grau de rigidez ou elasticidade do tecido analisado. Este exame poderá ser usado por várias especialidades, com destaque para a Hepatologia.
A Elastografia é um teste não invasivo, que não causa dor e não requer sedação e internação e permite a avaliação do grau de fibrose de pacientes com hepatopatias crônicas e pode substituir a biópsia hepática.
Além do mais, o exame tem duração de cerca de 15 minutos e tem um custo muito menor que a biópsia hepática e não foi associado a nenhum efeito colateral.
Com resultados instantâneos, o novo aparelho traz benefícios também aos médicos. Vale ressaltar que o novo exame está disponível a todos os pacientes do HB, em especial, aos pacientes do SUS.