Funfarme realiza Simpósio de Disfagia para fonoaudiólogos e alunos da especialidade

27/03/17

A Funfarme/Famerp realizou, no dia 25 de março, o 1° Simpósio de Disfagia, reunindo cerca de 60 fonoaudiólogos e estudantes da área. “A disfagia é um transtorno decorrente de vários tipos de doenças e que, como tal, envolve vários profissionais para seu diagnóstico e tratamento, dentre eles, fonoaudiólogos. Daí a importância de termos profissionais preparados para lidar com pacientes com este transtorno”, disse a fonoaudióloga Magali Orate, organizadora do Simpósio.

Como convidado do evento, o fonoaudiólogo José Ribamar do Nascimento Junior, diretor do Instituto de Gerenciamento em Deglutição (IGD), de São Paulo, falou sobre o “Gerenciamento de risco e impacto do protocolo de broncoaspiração”, destacando o papel do fonoaudiólogo no tratamento deste paciente. “A disfagia aumenta o tempo de hospitalização e, portanto, a preocupação do fonoaudiólogo deve ser detectar o problema antes do paciente apresentar o sinal clínico do transtorno. Para isso, o passo mais importante é avaliar o paciente no pronto-atendimento, antes do atendimento médico, junto com a triagem de enfermagem”.
Após Ribamar compuseram uma mesa-redonda para compartilhar seus desafios e experiências na área da fonoaudiologia oncológica Magda Rodrigues Simões, do Hospital do Câncer de Barretos, e Isabel Cristina Figueiredo, do Hospital de Base de Rio Preto. O evento trouxe, ainda, a fonoaudióloga Viviane Simões do Vale Oliveira, da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de São Paulo, para falar sobre a “Avaliação e terapia fonoaudiológica na paralisia cerebral”. Por fim, José Ribamar apresentou o que há de mais atual na reabilitação das disfagias orofaríngeas.

Sempre atenta a incentivar a educação dos profissionais de saúde, a Fundação contemplou três participantes sorteados com 10% de desconto no curso de especialização em disfagia. As sorteadas foram Grace Kelly Oliveira, Simone Ramalho e Gisele de Fátima Bueno. O Simpósio reuniu, em sua maioria, fonoaudiólogos da região, como Nazima Simonato, de Votuporanga, SP. Para ela, “foi uma iniciativa muito importante, pois a disfagia é uma área em franca expansão, e a Funfarme nos deu a oportunidade de adquirir conhecimentos com profissionais que dominam tanto o assunto”.

Durante o evento, os participantes também assistiram ao vídeo institucional do complexo Funfarme e o Serviço de Fonoaudiologia em Disfagia da instituição, formado por equipes de Fonoaudiologia Pediátrica, de Fononcologia e pelo Grupo de Disfagia do Ambulatório Geral de Especialidades do Hospital de Base.