Hospital de Base | O Hospital


3428-2

O Hospital

VISITA VIRTUAL

Hospital de Base | Excelência em Medicina, referência no Estado de São Paulo


Missão: Transformar a saúde regional por meio da integração de assistência, ensino e pesquisa.

Visão: Ser reconhecido como complexo hospitalar de assistência, ensino e pesquisa de  excelência até 2021.

Valores: 
- Humanismo
- Responsabilidade social e ambiental Meritocracia
- Integridade absoluta
- Inovação
- Qualidade e segurança
- Respeito 
 

O Hospital de Base de Rio Preto é um dos maiores e mais importantes complexos hospitalares do Estado de São Paulo. Hospital-escola, ligado à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), o HB (como é conhecido por todos) destaca-se pelo corpo clínico altamente qualificado, com médicos reconhecidos nacionalmente, e pela Medicina de alta tecnologia que oferece aos pacientes, dos quais, 85% são do Sistema Único de Saúde (SUS).

Embora seja o centro médico de referência para o atendimento de mais de 2 milhões de habitantes dos 102 municípios pertencentes à Divisão Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15), o Hospital de Base atrai pessoas de todas as regiões do Brasil e até da América Latina, que reconhecem a qualidade da Medicina e de seus serviços.

Isto faz com que o HB apresente números impressionantes, que o colocam entre os maiores hospitais do Brasil. São mais de 46.000 atendimentos por mês feitos por quase 1.089 médicos e residentes e outros 1.653 profissionais da Saúde que abarcam 30 especialidades e 117 sub-especialidades médicas. Quando somados aos funcionários das outras áreas transformam o Hospital de Base em é uma cidade de 4.054 habitantes.

Suas equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos e cirurgiões-dentistas, entre outros muitos profissionais, trabalham com empenho e profissionalismo consolidando o Hospital de Base como referência nacional em atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos e tecidos e cirurgia cardíaca pediátrica, entre outros. Em fevereiro de 2010, por exemplo, o HB foi a primeira instituição de saúde do interior do país a realizar um transplante infantil de coração.

O Hospital possui 708 leitos de internação e UTIs prontas para oferecer atendimento especializado, como a UTI neonatal que é referência para bebês prematuros no Estado.

É o único hospital de referência no tratamento de Aids na região de Rio Preto.

Nos serviços médicos prestados pelo Hospital de Base incluem-se também diversos exames especializados e de alta complexidade, como angiografia e aortografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea e eletroneuromiografia.

O Hospital de Base possui ainda uma das maiores emergências do interior paulista, com 12.000 atendimentos por mês.

A instituição possui ainda serviços de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social. Também oferece atendimento através de grupos de glaucoma, diabetes, planejamento familiar, hipertensão e obesidade, além de tratamento de acupuntura - sendo, a rigor, o primeiro hospital escola e faculdade do interior paulista a ter essa disciplina em sua grade curricular.

O reconhecimento dos serviços oferecidos pelo HB por parte da sociedade manifesta-se de várias formas, entre elas, sob a forma de prêmios, como o de campeão em números de transplantes, de instituição "Amiga da Criança", da Fundação Abrinq, do "Amigo do Meio Ambiente 2009 e 2011" e, também este ano, o de melhor maternidade do Estado de São Paulo. Este prêmio reveste-se de significado especial porque tem como base pesquisa de satisfação feita entre os usuários do Sistema Único de Saúde.

A excelência da Medicina oferecida pelo HB é reconhecida também pela grande imprensa brasileira, sendo a instituição alvo de reportagens na revista VEJA, nos grandes jornais e em todas as redes de televisão.