Hospital de Base | Serviços

Agência Transfusional do Hospital de Base

A Agência Transfusional (AT), conhecida como banco de sangue, gerenciada e administrada pelo Hemocentro de São José do Rio Preto e está localizada no térreo do Hospital de Base. É uma Unidade Hemoterápica que presta atendimento 24 horas por dia, atendendo a demanda transfusional do complexo hospitalar e servindo de suporte hemoterápico, com fornecimento de hemocomponentes e hemoderivados para as 32 instituições de saúde conveniadas ao Hemocentro de São José do Rio Preto, distribuídas em cidades da região noroeste do estado de São Paulo.

O objetivo principal é garantir o suprimento de sangue seguro aos receptores atendidos e manter os registros, com total rastreabilidade dos hemocomponentes.

Tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré-transfusionais, selecionar o hemocomponente adequado a cada paciente, realizar aliquotagem para transfusões em pacientes pediátricos, liberar e encaminhar - de forma segura - os hemocomponentes para as transfusões nos setores do complexo hospitalar ou distribuídos às instituições de saúde externas. Para garantir a qualidade, a agência transfusional possui um rigoroso controle interno dos reagentes e hemocomponentes, além de participar dos controles de qualidade externos: da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA - AEQ) e da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

Atualmente, a agência distribui em média 3.250 hemocomponentes para transfusão, no atendimento aproximado de 2.000 requisições médicas, realizando cerca de 12.000 exames pré-transfusionais, por mês.

Está permanentemente preocupada em desenvolver ações de capacitação dos profissionais envolvidos no processo transfusional e orientação médica quanto ao uso racional do sangue, para transfundir somente o componente que o paciente necessita.

Acompanhando a legislação, realiza de forma sistemática e contínua a revisão dos processos, monitorando e registrando aos órgãos competentes as reações adversas aos eventos transfusionais. Mantendo ativo um grupo multidisciplinar de discussão destes eventos e processos (comitê transfusional), afim de garantir a segurança transfusional.