Hospital de Base | Serviços

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da FUNFARME foi criado em 1991 e abrange todo o complexo constituído por Hospital de Base, Serviço de Ambulatórios, Hospital da Criança e Maternidade, Hemocentro e a Rede Lucy Montoro. A infecção hospital atualmente é denominada Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) e abrange a infecção adquirida no hospital e em outros serviços de saúde, tais como cuidados domiciliares e em clínicas especializadas, hospitais psiquiátricos e procedimentos relacionados aos serviços ambulatoriais. Assim, o SCIH é o órgão responsável pela prevenção, controle e vigilância dessas infecções, salientando que, mesmo na presença das medidas ideais de prevenção e controle, não existe risco zero de infecção, pois os micro-organismos sobrevivem silenciosamente no ambiente hospitalar. A população em geral acredita que a IRAS reflete a falta de cuidados no atendimento prestado ao paciente, mas os micro-organismos podem fazer parte da microbiota do próprio paciente e causarem infecção após a internação do mesmo. A higiene de mãos é a melhor medida para evitar a transmissão dos micro-organismos entre os pacientes e a contaminação ambientar e trata-se de um ato simples e barato que todos os profissionais de saúde, cuidadores e familiares deveriam adotar. O SCIH trabalha em conjunto com os membros de diversos setores do hospital, que possuem a mesma importância do SCIH e constituem assim a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).