Hospital de Base | Serviços

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da FUNFARME foi criado em 1991 e é composto por cinco médicos, cinco enfermeiras e uma secretária, e abrange todo o complexo constituído por Hospital de Base, Serviço de Ambulatórios, Hospital da Criança e Maternidade, Hemocentro e a Rede Lucy Montoro.

A infecção hospital atualmente é denominada como Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) e abrange a infecção adquirida no hospital e em outros serviços de saúde, tais como cuidados domiciliares e em clínicas especializadas, hospitais psiquiátricos e procedimentos relacionados aos serviços ambulatoriais. Assim, o CCIH é o órgão responsável pela prevenção, controle e vigilância dessas infecções, salientando que mesmo na presença das medidas ideais de prevenção, nunca existirá risco zero de infecção hospitalar. A população em geral acredita que a IRAS reflete a falta de cuidados no atendimento prestado ao paciente, mas as infecções podem estar associadas ao próprio estado físico do paciente e independente das rigorosas medidas de prevenção de cada hospital. A medida de prevenção mais importante continua sendo a higiene de mãos, que é uma atitude que deve ser realizada por todos os profissionais de saúde e pelos acompanhantes dos pacientes.

A CCIH não trabalha sozinha, por isso conta com a colaboração das administrações de diversos setores relacionados à assistência à saúde e a interação com os profissionais de saúde é fundamental para o sucesso das suas ações.

Contatos:
Fone: (+55) 17-32015059