Hospital de Base | Serviços


Ecocardiografia

O serviço de Ecocardiografia do HB é o mais completo de São José do Rio Preto e região, com várias modalidades realizadas e todos os seus membros titulados e credenciados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira. O serviço é classificado como de alta complexidade e alto fluxo com aproximadamente 10.000 exames/ano, sendo que nos últimos 4 anos houve um aumento de 50% em sua produtividade.

O setor realiza os seguinte exames:
Ecocardiograma transtorácico:
consiste em exame que se utiliza de técnicas ultrassonográficas (modo M, bidimensional, doppler colorido, pulsado e contínuo e novas tecnologias) com o intuito de avaliar a morfologia e função cardíacas.

Ecocardiograma transesofágico: exame realizado sob sedação utilizando sonda esofágica com objetivo de avaliar diagnósticos de doenças com maior especificidade e sensibilidade.

Ecocardiograma transtorácico tridimensional: além das técnicas usuais, utiliza a ecocardiografia tridimensional que torna mais acurada a avaliação da função contrátil do coração.

Ecocardiografia transesofágica tridimensional: exame voltado para avaliação especifica de patologias valvares e outras, com alto poder de precisão diagnóstica.

Ecocardiografia transtorácica contrastada: exame que se utiliza de meios de contraste para evidenciar lesões e fluxos sanguíneos intracardíacos (contraste de solução salina agitada). O HB possui a modalidade de ecocardiografia contrastada intracavitária (contraste Sonovue) para melhor avaliação da função contrátil cardíaca.

Ecocardiografia sob estresse físico em esteira ergométrica: exame que avalia a função cardíaca frente ao estresse induzido pelo esforço físico, sendo utilizado na avaliação de gravidade de valovopatias e diagnóstico e prognóstico da doença arterial coronariana.

Ecocardiograma sob estresse farmacológico: exame em que são utilizados medicamentos capazes de elevar o consumo de oxigênio do coração e, desse modo, permitir a avaliação de sua função contrátil e fluxos transvalvares frente ao estresse (utiliza-se dobutamina e atropina, segundo protocolo estabelecido com check list de profilaxia de eventos adversos com dupla checagem).​

Ecocardiografia do paciente crítico: o HB possui metodologia e protocolos próprios para a avaliação de pacientes internados em setores de emergência e UTI, contribuindo para um rápido e acurado diagnóstico de doenças potencialmente fatais.


Corpo clínico:

- Dr. Jamil Alli Murad Junior

- Dr. Luiz Fernando Dal Col

- Dr. Paulo Roberto Pavarino

- Dr. Helio dos Reis Corbucci