Hospital de Base | Serviços


Farmácia

O complexo Funfarme conta com seis farmácias satélites de dispensação para pacientes internados, sendo quatro no Hospital de Base (HB) e duas no Hospital da Criança e Maternidade (HCM).

Também é contemplado por uma Farmácia no Centro Cirúrgico do HB, que possui metodologia de dispensação por kit cirúrgico, e outra, no HCM, no qual a dispensação é feita por armários em salas cirúrgicas. E ainda conta com a Farmácia do Centro Obstétrico localizada também no HCM, e que usa o modelo de kit.

O serviço também abrange a Farmácia da Quimioterapia, que faz atendimento de pacientes internados e ambulatoriais realizando a manipulação de agentes antineoplásicos, a farmacovigilância e a atenção farmacêutica para os pacientes em tratamento de quimioterápicos orais.

E, da Farmácia de Medicamentos Especializados (Programa Alto Custo) e de Medicamentos Estratégicos (Programa DST/Aids), ambas localizadas na rua Bernardino de Campos, destinadas exclusivamente para atendimento ambulatorial, no qual abrangem a dispensação de medicamentos mediante protocolos Ministeriais e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

O foco é a segurança do paciente. Por isso, a distribuição de medicamentos e materiais é individualizada e por turno de atendimento, viabilizando o medicamento certo, na dose certa, na hora certa, na via certa e para o paciente certo.

Todo o ciclo de utilização do medicamento é avaliado através do sistema informatizado de prescrição e de um processo mais seguro desde o recebimento até a dispensação.

A missão do Serviço de Farmácia do complexo Funfarme é promover o uso seguro e racional de medicamentos e um serviço de qualidade em atendimento, compromisso e responsabilidade.