Hospital de Base | Serviços


Neurologia

Exames realizados:

Eletroencefalograma (EEG)

O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos.

O objetivo desse exame é obter registro da atividade elétrica cerebral para o diagnóstico de eventuais anormalidades dessa atividade.

Inicialmente é feito um registro espontâneo da atividade elétrica cerebral durante a vigília (paciente acordado). Se possível, essa atividade é registrada também durante a sonolência e o sono. O registro em todos esses estados aumenta a sensibilidade do método na detecção de diversas anormalidades, como crises convulsivas e epiléticas, estado de mal não convulsivo e convulsivo, morte cerebral, protocolo de transplante de fígado e outros.

Polissonografia

A polissonografia é o exame que investiga os distúrbios do sono e não é um exame invasivo.
O exame é feito durante uma noite inteira, em um quarto apropriado para dormir. Antes de o paciente dormir, são colocados sensores no couro cabeludo e no corpo dele. Esses sensores registram, durante o sono, as atividades cerebrais, cardíacas e musculares. Além disso, detectam movimentos dos olhos, tórax, abdômen e o fluxo de ar que passa pela boca e pelo nariz.
Os dados são monitorados por um técnico especializado e depois são analisados por um médico, que identifica se há algum distúrbio do sono.

Teste de latência
O principal objetivo desse exame é avaliar o sono REM, ou seja, aquele último estágio do sono, onde estamos na fase mais profunda e produzindo sonhos. A partir daí, é possível diagnosticar distúrbios como narcolepsia, síndrome das pernas inquietas, sonambolismo e os motivos para sonolência excessiva durante o dia.

Doppler transcraniano
O doppler transcraniano é um método baseado no sistema de doppler de emissão pulsada de ondas de baixa frequência, capazes de atravessar o crânio integro. Trata-se de um exame não invasivo e indolor ao paciente. O objetivo do exame é avaliar a circulação sanguínea dos principais vasos intracranianos.

Video monitorização:
A unidade de monitorização por vídeo contínua é constituída por traçado eletroencefalográfico e de vídeomonitorização.
A duração do exame varia para cada caso, sendo que o hospital tem disponível protocolo de 12 horas, 24 horas e 60 horas. Idealmente procura-se registrar todos os tipos de ventos que o paciente apresenta clinicamente .
No caso de crises epilépticas, um dos recursos que põem ser empregados para o diagnóstico da crise é a retirada total ou parcial da medicação do paciente, para que possa captar o exato momento da crise do paciente .

Corpo Clinico:

Dra Lucia Helena Neves Marques

Dr Daniel Mazzo Jose

Dra Mariana Neves Marques Battaglini