Hospital de Base | Serviços


Quimioterapia/Serviço de Oncologia Clínica

O Hospital de Base atende pacientes portadores de câncer desde o início de suas atividades em 1970.  Nos últimos 15 anos este atendimento tem aumentado gradativamente e várias especialidades verticalizaram seus conhecimentos criando subespecialidades voltadas especialmente ao atendimento ao paciente portador de câncer. Este crescimento foi tão grande, que em 2002 foi criado um Instituto do Câncer designado de ICA-HB para proporcionar um atendimento diferenciado e priorizado para estes pacientes. Atualmente, este Instituto que está em fase de crescimento estrutural - realiza mais de 48.000 consultas por ano, sendo que desses, cerca de 7.800 casos são novos, e mantém uma média diária de 81 pacientes internados.

Além do tratamento cirúrgico com equipes especializadas na retirada de tumores sólidos em todas as partes do corpo, o HB conta com um serviço completo de quimioterapia, onde o paciente recebe atendimento especial para todo o período em que se estender este procedimento.

Realizada em espaço diferenciado a fim de oferecer conforto e descanso ao paciente durante o procedimento, o serviço de Quimioterapia possui uma equipe multidisciplinar especializada composta por farmacêuticos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas que prestam atendimento aos pacientes oncológicos durante o procedimento.

Segundo dados oficiais do registro hospitalar de câncer do Estado de São Paulo, que analisa 75 centros de atendimento da doença, o Instituto do Câncer HB (ICA-HB) está em 6º lugar em número de casos diagnosticados, sendo o hospital não exclusivamente dedicado ao câncer que mais diagnostica este tipo de doença.  A média anual de casos diagnosticados no ICA-HB varia de 4,00% a 7,5% do total de casos novos do Estado.

Em 2006, com recursos próprios, foi inaugurado o ambulatório específico do Instituto do Câncer para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Este ambulatório é composto de 12 consultórios com 23 equipes médicas mantendo atendimento diário ininterrupto durante 10 horas e se encontra em fase de ampliação.

De junho de 2012 a maio de 2013 foram realizadas 40.479 consultas, sendo que deste total 6.730 foram atendimentos em pacientes novos e 33.749 em retornos.

O novo setor de infusão de quimioterapia, já em construção, terá capacidade aumentada de 17 para 40 poltronas/leitos o que deverá suprir a crescente demanda dos casos em quimioterapia.

Já está em funcionamento o PET-CT, tecnologia que faz mapeamento de todo o corpo permitindo melhor avaliação da doença tumoral e resposta ao tratamento.

Além dos investimentos estruturais mencionados, há previsão de iniciarmos as atividades do serviço próprio de radioterapia com dois aceleradores lineares de média energia com IMRT e IGRT ainda em 2015.

Serão atendidos principalmente os pacientes dos 102 municípios, com população estimada de cerca 2 milhões de habitantes, que compõe a DRS XV do estado de São Paulo, cujo hospital de referência é o Hospital de Base de São José do Rio Preto.