Hospital de Base | Serviços

Quimioterapia/Serviço de Oncologia Clínica

O Hospital de Base atende pacientes portadores de câncer desde o início de suas atividades em 1970.  Nos últimos anos este atendimento tem aumentado gradativamente e várias especialidades verticalizaram seus conhecimentos criando subespecialidades voltadas especialmente para o atendimento ao paciente portador de câncer.

Este crescimento foi tão grande, que em 2006 foi criado um Instituto do Câncer designado de ICA-HB para proporcionar um atendimento diferenciado e priorizado para estes pacientes. Atualmente, este Instituto que está em fase de crescimento estrutural - realiza mais de 48.000 consultas por ano, sendo que desses, cerca de 7.800 casos são novos, e mantém uma média diária de 81 pacientes internados.

Além do tratamento cirúrgico com equipes especializadas na retirada de tumores sólidos em todas as partes do corpo, o HB conta com um serviço completo de quimioterapia, onde o paciente recebe atendimento especial para todo o período em que se estender este procedimento.

Realizada em espaço diferenciado a fim de oferecer conforto e descanso ao paciente durante o procedimento, o serviço de Quimioterapia possui uma equipe multidisciplinar especializada composta por farmacêuticos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas que prestam atendimento aos pacientes oncológicos durante o procedimento.

Segundo dados oficiais do registro hospitalar de câncer do Estado de São Paulo, que analisa 75 centros de atendimento da doença, o Instituto do Câncer HB (ICA-HB) está em 6º lugar em número de casos diagnosticados, sendo o hospital não exclusivamente dedicado ao câncer que mais diagnostica este tipo de doença.  A média anual de casos diagnosticados no ICA-HB varia de 4,00% a 7,5% do total de casos novos do Estado.

Em 2006, com recursos próprios, foi inaugurado o ambulatório específico do Instituto do Câncer para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Este ambulatório é composto por uma sala administrativa, uma sala de Serviço Social, duas salas de procedimentos e 14 consultórios com 23 equipes médicas mantendo atendimento diário ininterrupto durante 10 horas e se encontra em fase de ampliação (com finalização prevista para o segundo semestre de 2018).

Em 2017 foram realizadas 50.289 consultas, sendo que deste total 6.748 foram primeiras consultas e 43.541 retornos.

O setor de infusão de quimioterapia conta com 21 poltronas/leitos e está em fase de ampliação (com finalização previstas para março de 2018).
Já está em funcionamento o PET-CT, tecnologia que faz mapeamento de todo o corpo permitindo melhor avaliação da doença tumoral e resposta ao tratamento.

Além dos investimentos estruturais mencionados, em julho de 2017 o HB iniciou o serviço próprio de Radioterapia, com um acelerador linear Varian, modelo Trilogy, um dos mais modernos do mundo.

Atualmente, com a divisão da Rede Hebe Camargo pelo CROSS, o Hospital de Base é referência para os 102 municípios que compreendem a DRS XV para TMO (Transplante de Medula Óssea) e Câncer Infantil. Também é referência em tratamento de todos os tipos de câncer para 11 municípios do colegiado de José Bonifácio, 17 municípios para o colegiado de Votuporanga e 19 municípios para o colegiado de São José do Rio Preto, exceto a cidade de São José do Rio Preto que pela divisão da Rede a Santa Casa de Rio Preto é referência para os munícipes.