Hospital de Base | Serviços

Unidade de Transplante de Medula Óssea

A unidade de Transplante de Células Tronco Hematopoéticas (TCTH) foi reinaugurada em julho de 2014, após passar por reforma completa. O setor, localizado no 6° andar do Hospital de Base, atualmente possui 12 leitos para internação, atendendo pacientes com necessidade de transplantes autólogos (quando a células recebidas são do próprio paciente), alogênicos aparentados e não-aparentados. Possui estrutura e equipe treinada para atendimento de pacientes imunodeprimidos, contanto inclusive com acomodações com filtro HEPA (High-efficiency particulate arrestance), evitando principalmente infecções fúngicas (causadas por fungos).

Desde o início de suas atividades, em 1997, já realizou mais de 500 transplantes além de coleta de células de doadores para transplante.

A unidade de TCTH atende pacientes de todas as regiões do Brasil tendo como objetivo a excelência do atendimento através de assistência multiprofissional, desde a avaliação pré-transplante até o pós-transplante tardio.
Através de atividade integrada, a unidade de transplante e o Hemocentro de São José do Rio Preto fazem a coleta e o processamento das células tronco seguindo padrões internacionais.

Todos os integrantes da equipe multiprofissional são estimulados à atualização constante, tendo participação em eventos científicos relevantes na área.