Hospital de Base | Voluntários HB

Voluntários HB

AVOHB - Associação dos Voluntários do Hospital de Base

A Associação de Voluntários do Hospital de Base (AvoHB), criada em 13 de junho de 1993 desenvolve um papel muito importante no cenário hospitalar.

O grupo que começou com cerca de 13 voluntários hoje é formado por cerca de 160 deles. Homens e mulheres que atuam em vários espaços do HB, como no fraldário, ambulatório, brinquedoteca do Hospital da Criança e Maternidade e no ICA.

A AvoHB é formada por fundadores e voluntários e desenvolve o trabalho de voluntariado especialmente para pacientes do SUS. Sobrevive exclusivamente de doações e não tem vínculo governamental ou público.

Trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Humanização

• Corte de cabelo a pacientes internados no HB
• Confecção de fraldas infantil (inclusive fraldas para bebês da UTI Neonatal do Hospital da Criança e Maternidade)
• Doação de produtos de higiene pessoal como creme dental, escovas de dente, sabonetes, sabonete líquido para pacientes das UTIs, absorventes íntimos, toalhas de banho, prestobarbas, chinelos de borracha
• Doação de roupas, calçados e brinquedos
• Organização de festas comemorativas para pacientes (como páscoa, dias das mães, festa junina, dia dos pais, semana das crianças e natal)
• Organização de brechós para arrecadação de fundo que são revertidos em doações a pacientes

Os voluntários organizam bingos todos os dias para os pacientes da Hemodiálise, com brindes fornecidos por eles próprios e para os pacientes da Unidade de Transplante de Medula Óssea. Assim, é possível diminuir o sofrimento desses pacientes.

Nas quintas e sextas-feiras o grupo organiza bingos no ICA (Instituto do Câncer) e também distribui lanches, frutas e iogurtes para pacientes e acompanhantes do Instituto e do Ambulatório. A associação também desenvolve na pediatria do Ambulatório o “Cantinho da Leitura”, onde as crianças desenham e as voluntárias contam histórias.

Além de roupas, a AvoHB também recebe doações de produtos ortopédicos, cadeiras de rodas, muletas, bengalas, cadeiras de banho.

Diretoria da AvoHB
Presidente: Heloísa M. L. V. Siqueira