A campanha Agosto Branco surge como uma poderosa ferramenta para aumentar a conscientização sobre essa doença devastadora, que é a principal causa de morte por câncer no mundo. Em comparação com os cânceres de mama, intestino e próstata somados, o câncer de pulmão apresenta uma taxa de mortalidade alarmantemente alta, ressaltando a necessidade de discussão e prevenção.
O Dr. Bruno Cezar Uchôa, oncologista clínico do HB Onco, afirma que o tabagismo é o principal vilão quando se trata de câncer de pulmão, sendo responsável por mais de um terço dos casos. O fumo não afeta apenas os fumantes, mas também aqueles que estão expostos à fumaça de tabaco de forma passiva. Se você é fumante, a cessação do tabagismo é a medida mais eficaz para reduzir o risco de desenvolver essa doença. Existem muitos recursos disponíveis para ajudar a enfrentar e superar o vício.
Consulte um médico para orientação e tratamento.
Além do tabagismo, outros fatores de risco significativos incluem a exposição à fumaça de fogões a lenha, ambientes poluídos e trabalhos que envolvem contato com fumaça. Doenças inflamatórias pulmonares crônicas e um histórico familiar de câncer também podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento do câncer de pulmão.
Sintomas a serem observados
- Reconhecer os sinais de alerta pode fazer uma grande diferença na detecção precoce do câncer de pulmão. Esteja atento a sintomas como:
- Tosse persistente ou que piora com o tempo;
- Tosse com presença de sangue;
- Dor no tórax que não desaparece;
- Falta de ar ou dificuldade para respirar;
- Perda de peso inexplicável;
- Fadiga extrema;
- Mudança na voz ou rouquidão persistente.
Cuide da sua saúde! Fique atento aos sinais e faça check-ups regulares.
Prevenir é sempre o melhor caminho.