O balcão itinerante do projeto Emprego Apoiado oferece 9 vagas de emprego em Palestina, nesta quinta-feira, das 08h às 12h. Localizada no Centro de Lazer do Trabalhador, a ação busca captar currículos de pessoas com deficiência interessadas em participar do projeto e se inserirem no mercado de trabalho.
O projeto idealizado pelo Instituto Lucy Montoro de Rio Preto em parceria com o Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), é uma iniciativa que visa à inclusão efetiva de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Através de cursos profissionalizantes, acompanhamento psicossocial e multiprofissional, o projeto já possibilitou a contratação de 32 pessoas com deficiência por empresas renomadas da região de Rio Preto.
“O objetivo do projeto é mostrar para a pessoa com deficiência que ela tem possibilidade de ser inserida no mercado de trabalho, com as garantias de que sua funcionalidade seja respeitada. A empresa que recebe esse colaborador, proporciona uma mudança na cultura organizacional, que é a promoção da inclusão”, explica a coordenadora do projeto, Aroane Souza.
Além de proporcionar a conexão entre candidatos com deficiência e empresas, o projeto segue acompanhando o profissional e a empresa, mesmo depois da contratação, explica a coordenadora. “Oferecemos a assistência de mapeamento de vagas, direcionamento de candidatos inscritos em nosso bando de dados e todo o suporte durante a candidatura. Depois de contratado, seguimos com um acompanhamento desse profissional, para garantir que a inclusão seja efetiva”.