Logo HB
Notícia

Compartilhe esse post:

Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história

31/01/2020 - Marketing e Comunicação

Centro de referência nacional em cirurgia cardíaca pediátrica, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto, realizou, nesta sexta-feira (31 de janeiro), o sexto transplante de coração desde a sua inauguração, em 2013. Foi o oitavo procedimento em criança na história do complexo Funfarme, já que o Hospital de Base de Rio Preto, que também integra a instituição, havia realizado dois antes de 2013.

O transplante foi feito no menino Miguel Carvalho, de 5 anos, morador de Pereira Barreto. O novo órgão é vital para a criança, que estava internada há quatro meses na UTI cardiopediátrica do HCM por ter a taquicardiomiopatia, uma disfunção do coração secundária à arritmia, que colocava em risco a sua vida.

Segundo o cirurgião cardíaco Prof. Dr. Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM, Miguel estava sujeito a sofrer morte súbita a qualquer momento. “A cirurgia foi um sucesso. Devemos acompanhar como o organismo do Miguel vai reagir ao novo órgão. As próximas 48 horas são um período crítico, mas estamos muito otimistas”, afirmou Ulisses Croti.

O doador foi um menino de 9 anos, morador de Itajaí, cidade de Santa Catarina, 900 quilômetros de São José do Rio Preto. Como em todo transplante de coração em que doador e receptor são separados por grandes distâncias, este exigiu uma luta contra o tempo, já que, o período entre a retirada e o transplante deve ser de, no máximo, quatro horas.

O transporte do órgão mobilizou um jato que transportou a equipe do HCM ao hospital de Itajaí para a retirada e retorno ao HCM. 

O Hospital da Criança e Maternidade e o Hospital de Base forma um dos complexos que mais realizam transplantes de órgãos e tecidos do Brasil, sendo referência para todo o país. Desde 1992, quando ocorreu o primeiro transplante na Funfarme, já foram realizados mais de 5.200 transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula. Destes 112 foram de transplantes de coração em adultos e crianças.

São José do Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Os outros centros transplantadores localizam-se em capitais de Estado. 

Voltar ao Blog
Localização
Fachada aérea HB
Hospital de Base

São José do Rio Preto - SP

Endereço do HB

Av. Brigadeiro Faria Lima, 5544
São José do Rio Preto - SP

Nossas redes sociais

Selo ONA
Selo Vacinação
Selo Doar
Selo Melhores Ongs
Hospital de Base - São José do Rio Preto © 2025 • Todos os direitos reservados

Criação de sites V3V Agência Criativa