O Hospital de Base (HB), segundo maior instituição do Brasil em atendimentos ao SUS, em parceria inédita com o Ministério Público (MPSP), lança a Campanha de Destinação Solidária do Imposto de Renda 2022, através da qual os contribuintes poderão ajudar a instituição a aumentar o número de cirurgias de crianças que têm escoliose, doença em que a coluna vertebral sofre curvatura anormal para um dos lados do tronco. A pessoa física pode doar até 3% do imposto devido para a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), mantenedora do HB, para que este realize ao menos 50 cirurgias para reduzir a fila de espera.
“A espera deve ser reduzida ao máximo para estas crianças. À medida em que o tempo passa, o corpo deforma-se cada vez mais, o que pode gerar complicações respiratórias e até a morte. Existem estudos que comprovam ser o fator tempo determinante para o sucesso da cirurgia para a diminuição dos custos hospitalares”, afirma Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme. Atualmente, no Brasil o grande desafio enfrentado por pacientes com escoliose são as longas filas de espera, com um aumento progressivo de 800 pacientes/ano.
O objetivo do Hospital de Base e do Ministério Público com a campanha é beneficiar tanto pacientes em estágios avançados de escoliose devido ao tempo de espera quanto em fase inicial, quando as chances de cura são maiores.
Esta campanha é resultado da parceria firmada entre o HB e o MPSP em dezembro passado com o objetivo de ampliar a abrangência dos projetos de assistência que têm como focos a infância e a juventude.
Saiba mais sobre a escoliose
Esta doença ocorre em 2% a 4% das crianças entre 10 e 16 anos de idade. Pode se manifestar já no nascimento e, em especial, durante o desenvolvimento do corpo durante a adolescência, pode piorar, afetando drasticamente a qualidade de vida e a saúde do doente. Nas meninas, a escoliose tem 10 vezes mais chances de progredir e exigir órteses ou cirurgias.
A cirurgia para correção da escoliose é complexa, de alto custo e determinante para a saúde da criança que têm o desvio na coluna. “O SUS custeia o procedimento, no entanto, não contempla órteses, próteses e materiais especiais indicados, clamp e tampão nem a monitorização eletroneurofisiológica necessária, o que inviabiliza a cirurgia para muitos pacientes”, afirma Dr. Jorge Fares. “Por isso, esta campanha é tão importante”, conclui.
Saiba como destinar seu IR ao HB
Com apenas 5 passos, a pessoa física pode doar até 3% do imposto para o Hospital de Base realizar as cirurgias de crianças com escoliose.
O imposto é destinado através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) de Bady Bassitt, como determina a legislação.
Passo 1
Após a declaração completamente preenchida, com todos os dados em RESUMO DA DECLARAÇÃO, clique em DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA, selecione o tipo de Fundo como MUNICIPAL. Depois escolha o Estado “SP – São Paulo” e o Município de Bady Bassitt. CNPJ. 18.064.009/0001-21.
Passo 2
Digite o VALOR que você deseja doar, lembrando que o próprio programa calcula o valor máximo possível para doação do imposto a pagar/pago (veja no lado direito da tela de seu computador). Por isso é importante preencher toda a declaração antes, pois somente assim o programa conseguirá calcular quanto você poderá doar com base no quanto terá a pagar ou pago/retido na fonte.
Passo 3
A seguir, na barra lateral, entre na opção IMPRIMIR e clique em DARF – DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA para gerar a DARF da sua doação, que deve ser paga até 29 de abril de 2022. Importante saber que, mesmo dando parte do IR retido na fonte, você precisa pagar a DARF e receber o valor de volta na restituição.
Passo 4
Na barra lateral, ainda no Resumo da Declaração, clique em CÁLCULO DO IMPOSTO e confira se o valor da doação já entrou no campo DEDUÇÃO DE INCENTIVO.
Passo 5
O último passo é informar ao Hospital de Base sua doação, enviando via escaneada da DARF para o whatsapp (17) 99745-7910 ou ao e-mail [email protected].
Atenção! Este último passo é fundamental para que a doação seja repassada para a Fundação Faculdade Regional de Medicina (FUNFARME), mantenedora do Hospital de Base e do Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto.
O Hospital de Base dispõe de equipe à disposição do contribuinte para esclarecer dúvida pelo telefone (17) 99745-7910.