A Funfarme realizou, entre os dias 23 e 24 de setembro, IX Jornada de Psicologia da Saúde e a I Jornada de Psiquiatria e Saúde Mental, no Centro de Convenções da Famerp. O evento contou com palestras, mesa-redonda e foi voltado a psicólogos, psiquiatras, residente, aperfeiçoandos e acadêmicos da área médica e mulltiprofissional.
Na cerimônia de abertura, a mesa foi composta pelo o diretor da Famerp, Prof. Dr. Francisco de Assis Cury, a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco, o diretor adjunto de ensino, Prof. Sergio Luis Aparecido Brienze, a coordenadora da Graduação em Psicologia, Profa. Dra. Maria Cristina de Oliveira Santos Miyazaki, a coordenadora da Pós Graduação Strictu Sensu, Profa. Dra. Neide Micelli Domingos, a Chefe do Departamento de Psicologia, Profa. Dra. Leda Maria Branco, o coordenador do Departamento de Ciências Neurológicas, Psiquiatria e Psicologia Médica, Prof. Dr. Gerardo Maria de Araújo Filho e a coordenadora do Serviço de Psicologia da Funfarme, Profa. Dra. Carla Rodrigues Zanin
A diretora administrativa, Dra. Amália Tieco, parabenizou a equipe de coordenação do evento, ressaltou a importância da atuação no ambiente hospitalar e o quanto a psicologia contribuiu durante pandemia. “Sabemos da relevância e do valor da psicologia em nossa instituição. A atuação destes profissionais é muito ampla em todas nossas unidades. E, durante a pandemia, foi uma das áreas fundamentais não só para nossos pacientes, mas também para o acolhimento de nossos profissionais”, destaca a diretora.
Uma das idealizadoras das Jornadas e coordenadora do Serviço de Psicologia da Funfarme, Profa. Dra. Carla Rodrigues Zanin, falou sobre a importância dos simpósios realizados na Fundação. “Eventos científicos como esse, tem como objetivo sensibilizar profissionais da saúde para a importância da pesquisa, da ciência e da prática baseada em evidências. Visam ainda, instrumentalizar e capacitar profissionais para assistir e intervir na saúde mental, além de discutir cada vez mais, sobre a importância de desenvolver políticas públicas mais efetivas”, explica a coordenadora.
“Além disso, podem contribuir para discutir demandas de saúde mental da população, uma vez que nos deparamos hoje, com maior número de problemas psicológicos, emocionais e condições graves, como transtornos mentais e ideação ou tentativa de suicídio, e por isso, a importância do trabalho integrado da psicologia e psiquiatria” complementa a Dra. Carla Zanin.
A primeira palestra, Espiritualidade e Saúde Mental, foi apresentada pelo Prof. Rodoldo Furlan Damiano e medida pela coordenadora da residência de psicoterapia da Funfarme, Larissa Fusco Fares.
Já no sábado, o ciclo de palestra teve início com a palestra Suicídio e Seus Desdobramentos com os palestrantes Prof. Rodoldo Furlan Damiano e a Profa. e vice coordenadora do Serviço de Psicologia da Funfarme, Andresa Talpo Zancheo Vilalva.
Na sequência, foram realizadas as palestras:
Análise do filme sob a visão da psiquiatria e psicologia – Palestrantes: coordenadora da residência de psicoterapia da Funfarme, Larissa Fusco Fares, e Prof. Dr. Eduardo Santos Miyazaki.
Diagnóstico e possibilidades de manejo terapêutico no Transtorno do Espectro Autista – Palestrantes: Prof. Dr. Jose Robson Samara Rodrigues de Almeida Junior, as diretoras e analistas do comportamento no Núcleo Integrar ABA, Juliana Frias Carneiro e Daniela Longhi Aleixo e Juliana Frias Carneiro
Rede de atenção psicossocial: avanços, conquistas, desafios e perspectivas – Profº Dr. Quirino Cordeiro Júnior Psiquiatra, Doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP.
Já Mesa Redonda com o tema Cognição e funcionalidade no envelhecimento normal e patológico foi moderada pela Profa. Dra. Marilia Capuço Oliveira, com participação dos palestrantes Dra. Luana Dongue Martinez, Profa. Dra. Alexandra Martini de Oliveira e Profa. Livea Carla Fidalgo Garcêz Sant’Ana.