Logo HB
Notícia

Compartilhe esse post:

Funfarme reúne profissionais de saúde do Estado no VIII Encontro Regional das Unidades de Diálise e no VII Encontro das Comissões Intra-hospitalares da OPO

24/10/2022 - Marketing e Comunicação

A Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), de São José do Rio Preto/SP, realizou no último sábado, dia 22, o VIII Encontro Regional das Unidades de Diálise com o Centro de Transplante renal e o VII Encontro das Comissões Intra-hospitalares da OPO Hospital de Base. Ambos os eventos, realizado no Centro de Convenções da Famerp, trouxeram discussões do aperfeiçoamento dos serviços de transplantes e processos para aumentar os números de captação de órgãos, que sofre uma queda drástica nos últimos dois anos em decorrência da pandemia da Covid-19.

Um dos idealizados do VIII Encontro Regional das Unidades de Diálise com o Centro de Transplante Renal e diretor técnico transplante de renal do Hospital de Base, Dr. Horácio Ramalho, destacou a importância dos serviços de transplantes do Estado de São Paulo e falou sobre melhorias futuras.

“O sistema brasileiro de transplante brasileiro é vitorioso. Nossos números são expressivos, porém, precisamos realizar ajustes não a nível Brasil quanto também a nível estadual. Podemos aqui discutir o que precisa ser aperfeiçoado. Temos o exemplo do estado do Paraná que aumento seus números de transplantes e, não tenho dúvidas, podemos aumentar também os índices do Estado de São Paulo”, disse o diretor técnico. 

O vice-diretor administrativo do HB, coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e um dos idealizadores do VII Encontro das Comissões Intra-hospitalares da OPO Hospital de Base também destacou a importância do evento.

“Temos a possibilidade de reunir todos os hospitais que participam da nossa área de abrangência de doações de órgãos e tecidos. Anualmente, durante este encontro, fazemos uma atualização dos aspectos técnicos e das novas portarias referente à doação de órgãos. Então apresentamos dados e comparamos com anos anteriores, analisamos e buscamos o aperfeiçoamento. Nosso enfoque agora é o processo de elevar os números de captações de órgãos ao patamar de antes da pandemia, nosso objetivo é restabelecer os mesmo números de 2019”, explicou. 

O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, destacou a importância dos serviços prestados pelo complexo a sociedade. “O nosso setor de nefrologia muito nos orgulha, somos referência regional e estadual. Assim como o nosso setor de transplantes, que nos tornou um polo regional e nossa a Organização de Procura de Órgãos (OPO), que atua não só na captação de órgãos e tecidos, como também na capacitação de outros profissionais do noroeste paulista”, afirmou.

“Os simpósios organizados pela Funfarme estão ligado diretamente aos valores da nossa instituição, que é o respeito e solidariedade. Sabemos que aqui serão compartilhados experiências e conhecimentos que vão, desde a teoria até o atendimento prático aos nossos pacientes”, complementou a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco. 

Ao termino da cerimônia de abertura, o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Dr. Francisco de Assis Salomão Monteiro, apresentou a situação do sistema estadual de transplantes, alocação de órgãos e logística de distribuição. Na sequência, a diretora técnica de saúde da Central de Transplantes Regional, Dra. Claudia Wolf apresentou a situação da lista de espera no interior paulista.

Referência no transplante

O Hospital de Base é referência nacional em transplantes de órgãos e tecidos. A instituição está entre os hospitais do país que mais realizam transplantes. Desde o primeiro transplantes, de rim realizado em 1992, o HB já realizou quase seis mil procedimentos. Número que vinha aumentando gradativamente, se não fosse à pandemia da Covid-19. Entre os órgãos sólidos mais transplantados na unidade estão os rins e fígado.

O HB atende 104 municípios de uma região que concentra dois milhões de habitantes. A excelência e os resultados obtidos pelas equipes de transplantes do Hospital de Base, no entanto, atraem pacientes de todo o Brasil. 
Os diferenciais da Unidade são o alto conhecimento dos profissionais com grande experiência e o fato de integrarem uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.

Atuação da OPO

Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base abrange 16 instituições de saúde da região noroeste do Estado de São Paulo, que englobam 142 municípios dos DRS XV e II, com uma população superior a 2,3 milhões de habitantes.

Em 2017, das 11 regiões com centros de transplantes de órgãos do Estado de São Paulo, a OPO Rio Preto foi a que mais registrou doadores. Dos 183 pacientes com potencial para doação, 79 finalizaram o protocolo e contribuíram para dar esperança a 167 pessoas, que receberam os órgãos Brasil afora. Foram 105 rins, 44 fígados, 12 pulmões, cinco corações e um pâncreas.
A OPO do HB também realiza simpósios e encontros anuais para capacitação e aperfeiçoamento de profissionais que atuam na abordagem família e nos protocolos de morte encefálica.

Voltar ao Blog
Localização
Fachada aérea HB
Hospital de Base

São José do Rio Preto - SP

Endereço do HB

Av. Brigadeiro Faria Lima, 5544
São José do Rio Preto - SP

Nossas redes sociais

Selo ONA
Selo Vacinação
Selo Doar
Selo Melhores Ongs
Hospital de Base - São José do Rio Preto © 2025 • Todos os direitos reservados

Criação de sites V3V Agência Criativa