Com objetivo de proteger os colaboradores contra as doenças causadas pelo meningococo C, infecção que pode levar a morte, a Funfarme realizou uma campanha de vacinação entre os dias 3 e 11 de outubro. Ao todo, 5.152 colaboradores foram imunizados.
“Essa vacina protege contra a doença meningocócica, que é uma infecção bacteriana aguda, fatal, causada pela Neisseria meningitidis (sorogrupo C). Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia)”, explica a enfermeira do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), Flávia Queiroz.
Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, a as metas são eliminar epidemias de meningite bacteriana - a forma mais letal da doença - e reduzir as mortes em 70%, além de reduzir pela metade o número de casos.
Os colaboradores não imunizados devem procurar a sala de vacinas do Ambulatório Geral e de Especialidades, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. É necessário a apresentação do crachá de identificação.