Pacientes oncológicos, especialmente aqueles com tumores na região da cabeça e pescoço, enfrentam diversos efeitos adversos na saúde bucal devido à própria doença e aos tratamentos, como quimioterapia e radioterapia. Para oferecer um atendimento mais especializado e humanizado, o Instituto do Câncer do Hospital de Base de São José do Rio Preto (ICA-HB) inaugurou um consultório odontológico exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da região noroeste paulista.
Com uma equipe altamente qualificada, composta por um estomatologista (especialista em diagnóstico oral), um endodontista (especialista em tratamento de canal e restaurações) e um cirurgião bucomaxilofacial, além do suporte do maior complexo hospitalar do interior paulista, a expectativa é realizar cerca de 250 atendimentos por mês.
Atendimento especializado e impacto na qualidade de vida
Maria Aparecida Dezanetti, de 68 anos, é uma das pacientes beneficiadas pelo novo espaço. Em tratamento contra um câncer no rosto há três anos e após passar por 36 sessões de radioterapia, ela comemorou a melhoria no atendimento. “Sempre fui muito bem atendida, os profissionais são incríveis e não tenho do que reclamar. Antes eu já era acompanhada pelo Dr. Joab, mas agora esse novo espaço está ainda melhor”, destaca.
A criação do consultório odontológico reforça o compromisso do HB de Rio Preto com o cuidado integral dos pacientes oncológicos. “Esse novo espaço permite que possamos atuar não apenas no tratamento do câncer, mas também na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar dos pacientes, garantindo um atendimento odontológico especializado e humanizado”, explica a cirurgiã-dentista Fernanda Bortolotto, coordenadora do Setor de Odontologia Hospitalar da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina, Complexo de Saúde do qual o Hospital de Base faz parte.
Importância do acompanhamento odontológico no tratamento oncológico
Os tratamentos contra o câncer, como quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, podem causar complicações na cavidade oral, incluindo:
· Mucosite oral – feridas semelhantes a aftas que podem surgir na boca durante o tratamento oncológico;
· Xerostomia – redução na produção de saliva, resultando na sensação de boca seca e comprometendo a mastigação e a fala;
· Infecções fúngicas e bacterianas – decorrentes da baixa imunidade durante o tratamento;
· Alterações no paladar – que impactam a alimentação e a nutrição do paciente.
De acordo com Joab Cabral Ramos, especialista em odontologia hospitalar, o acompanhamento odontológico é essencial para a eficácia do tratamento oncológico. “O ideal seria que todos os pacientes diagnosticados com câncer, como os de mama, próstata ou pulmão, passassem por uma avaliação odontológica antes de iniciar a terapia. No entanto, muitas vezes, esse atendimento especializado não está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. Agora, com esse novo espaço e uma equipe dedicada, conseguimos oferecer o suporte necessário para garantir a melhor assistência possível aos pacientes oncológicos”, ressalta.
Principais procedimentos oferecidos no consultório odontológico do ICA-HB
· Laserterapia – utilizada para tratar lesões e infecções orais;
· Raspagem periodontal – para controle da gengivite e periodontite;
· Restaurações dentárias – para tratamento de cáries;
· Tratamento endodôntico (canal) – essencial para evitar infecções graves;
· Cirurgias odontológicas – incluindo extrações dentárias, tratamento de osteonecrose e biópsias;
· Tratamentos preventivos – como aplicação de flúor e selantes para proteção dos dentes.
A iniciativa do Hospital de Base de São José do Rio Preto reforça seu papel como referência no atendimento oncológico e no cuidado integral dos pacientes, promovendo qualidade de vida e ampliando as possibilidades de sucesso no tratamento do câncer.