Foi lançada nesta semana no Hemocentro de Rio Preto a campanha “Trabalhador Sangue Bom”, em parceria com 13 sindicatos profissionais que fazem parte do Movimento Sindical Unificado (MSU). A ação se estenderá por todo o ano e foi iniciada agora em comemoração ao Dia do Trabalhador.
“O MSU entendeu que o Hemocentro precisa de uma ajuda. Sangue é vida, então resolvemos encampar essa ideia nesse movimento conjunto, incentivando os trabalhadores para que façam a doação de sangue. O próprio trabalhador ou a família podem precisar. Nós sabemos que com essa pandemia houve uma redução muito grande de doadores e é uma necessidade urgente que seja reposto esse banco para atender todas as pessoas que necessitam”, ressalta Sérgio Paranhos, presidente do MSU.
Segundo Reinaldo Dalur de Souza, presidente do Sindicato dos Empregados na Saúde, o objetivo é sensibilizar as pessoas ao fato de que a doação é benéfica para muitos pacientes. “Não existe um remédio que substitua o sangue. A nossa base é composta por 23 mil trabalhadores, começa em Santa Fé do Sul e termina em São José do Rio Preto. A estratégia e ir aos hospitais e fazer um ofício aos gestores para que eles liberem os trabalhadores para fazerem parte dessa campanha”, afirma.
Hemocentro
O Hemocentro de Rio Preto e o Hemonúcleo de Catanduva atendem hoje a 39 instituições da região. O fluxo de doadores diminuiu com a pandemia e nos próximos meses o movimento deve diminuir ainda mais por causa das temperaturas mais amenas e do período de férias. Frequentemente, os estoques do Hemocentro estão abaixo do ideal.
“As bolsas de sangue são utilizadas para atender vítimas de acidentes graves, transfusões, pessoas que necessitam de cirurgias e pacientes com doenças graves que passam por situações nas quais o organismo não produz as células sanguíneas necessárias como, por exemplo, leucemia e câncer”, explica Camila Galvão, coordenadora de captação do Hemocentro.
“Essa ação é muito importante para nós, a campanha visa que a gente tenha reposição de sangue durante todo o ano e não haver perigo de ter que suspender alguma cirurgia. Aquelas cirurgias que foram suspensas durante a Covid estão sendo executadas, isso tem elevado o consumo de sangue. Temos que pensar em doação de sangue o tempo todo, 24 horas por dia, porque o sangue não tem substituto”, ressalta Otávio Ricci Júnior, hematologista e diretor-administrativo do Hemocentro de Rio Preto.
“Essa campanha foi uma iniciativa do MSU. São 13 sindicatos que se uniram para fazer essa movimentação. É uma iniciativa muito bacana, vai aliviar o déficit do nosso Hemocentro. Sem sangue a gente não consegue fazer nada, conclui Amália Tieco, diretora-administrativa do Hospital de Base.
Nilton César Zampola, frentista de 52 anos, foi um dos que aproveitaram o lançamento da campanha para doar. “Eu sempre fui doador e parei uma época atrás devido a alguns medicamentos que eu tomava. Agora posso começar de novo a cada três meses. Eu acho importante, fico feliz de ajudar o próximo.”
Quem pode doar sangue
• Homens e mulheres com idade a partir de 18 até 69 anos (se for primeira doação até 60 anos);
• Doadores de 16 e 17 anos são aceitos na doação somente se acompanhados dos pais e/ou responsável legal;
• O doador deve estar em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias), sem feridas e/ou machucados pelo corpo ou na boca;
• Ter mais de 50 kg;
• Estar bem alimentado (o doador NÃO deve estar em jejum);
• Fazer refeições leves e não gordurosas nas últimas 4 horas que antecedem a doação;
• Que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação;
• Que não tenha fumado nas 2 horas que antecedem a doação;
• Que tenha feito exame de endoscopia e colonoscopia há mais de 6 meses.
SERVIÇO
Hemocentro Rio Preto
Avenida Jamil Feres Kfouri, 80 – Jardim Panorama – São José do Rio Preto/SP
Agendamento: (17) 3201-5151
WhatsApp: (17) 99623-9985
Horário de Funcionamento:
Todos os dias (incluindo feriados)
Das 07h às 13h
Hemonúcleo Catanduva
Rua 13 de Maio, 974 – Centro – Catanduva/SP
Informações: (17) 3522-7722
Horário de Funcionamento:
De quarta-feira a domingo
Das 07h às 13h