O Hemocentro Rio Preto realizou, de 4 a 7 de março, uma campanha para cadastros de doadores de medula óssea. O mutirão, organizado em parceria com a UNIP - Universidade Paulista, resultou em mais de 550 cadastros, que serão lançados no Redome - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
"A chance de um paciente encontrar um doador compatível, no Brasil, é de um a cada 100 mil. Por isso, é essencial a conscientização e a participação da população nestas campanhas. Só assim vamos conseguir aumentar a chance de compatibilidade entre doadores e pacientes", explica o coordenador de Captação de Doadores do Hemocentro Rio Preto, Guilherme Vila Real.
A doação de medula óssea pode salvar a vida de pacientes com várias doenças, como leucemias, linfomas, falências medulares e anemias hereditárias. A busca pelo doador começa pela família, mas quando ele não é encontrado entre os parentes próximos é preciso acionar o Redome.
Para se tornar um doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos; estar em boas condições de saúde; não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue ou autoimune; não ter tido câncer e não ter realizado tratamento de radioterapia e/ou quimioterapia.
Para fazer o cadastro basta ir pessoalmente ao Hemocentro Rio Preto ou ao Hemonúcleo Catanduva, com um documento oficial com foto, preencher a ficha de cadastro e coletar uma amostra de sangue para realizar o teste de laboratório para identificar as características genéticas do doador.
"Nós coletamos uma pequena amostra de sangue, de aproximadamente 4 ml, destinados à realização de exame para compatibilidade entre doador e paciente. O resultado do exame e os dados serão incluídos no Redome e, havendo compatibilidade, o doador será consultado para confirmar a doação", explica Mariana Coltro, supervisora de enfermagem do Hemocentro Rio Preto.
Só é necessário fazer o cadastro no Redome uma única vez, porém, é preciso que todas as informações de contato e dados pessoais estejam sempre atualizados. "Sempre quando houver alguma alteração de endereço, telefone, ou e-mail, o doador deve atualizar as informações no cadastro, pois, só assim iremos conseguir realizar o contato quando surgir uma possível compatibilidade", diz Guilherme Vila Real.
A atualização do cadastro é feita pelo site do Redome (http://redome.inca.gov.br/) ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.
FAÇA SEU CADASTRO
Hemocentro Rio Preto
Avenida Jamil Feres Kfouri, 80 - Jardim Panorama (atrás do HB).
Funcionamento todos os dias (inclusive aos sábados, domingos e feriados), das 7h às 13h.
Contato: (17) 3201-5151 / (17) 99623-9985.
Hemonúcleo Catanduva
Rua 13 de Maio, 974 - Centro
Funcionamento de quarta a domingo (inclusive feriados), das 7h às 13h.
Contato: (17) 3522-7722.