O Pronto-Atendimento do Hospital de Base passou a integrar o projeto “Lean nas Emergências SUS”. Programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi) e do Sistema Único de Saúde (SUS), que visa melhorar a gestão nas emergências, racionalizando recursos, além de otimizar espaços e insumos para diminuir a lotação nas urgências e emergência dos hospitais. Problema este que atinge a maioria dos complexos hospitalares de todo país.
A iniciativa já foi executada em outros grandes centros médicos e os resultados foram positivos. Por isso, a expectativa do Hospital de Base é de que, até o início do segundo semestre deste ano, com a execução do programa, aconteça uma queda na taxa de ocupação da Emergência. Atualmente a unidade faz, em média, 4.000 atendimentos por mês.
“O Lean é uma ferramenta de gestão muito importante e veio de encontro com nossa necessidade. Por meio deste projeto, vamos buscar adotar um novo padrão de filosofia e, após implantado, esperamos ver os resultados na qualidade do atendimento do paciente. Como também para nós colaborardes, com melhorias dos nossos ambientes de trabalho e com procedimentos ainda mais dinâmicos”, explica a responsável médica administrativa da emergência clínica do SUS, Dra. Fernanda Quintino.
As ferramentas aplicadas no programa visam melhorar o fluxo de pacientes. Um dos indicadores adotado pelo Lean é o Nedocs (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência), que mede a lotação a partir de parâmetros como taxa de ocupação dos leitos, número de leitos, tempo de passagem pela urgência até a alta.
Outra ferramenta utilizada é o LOS (sigla em inglês para Length of Stay) que mede tempo de permanência do paciente no pronto socorro. Além dos indicadores citados, também serão adotadas outras filosofias e metodologias que auxiliam na análise de processos. Na tradução livre, Lean, em português, quer dizer "enxuto".
“É importante destacar que, quando falamos em agilidade, não estamos colocando a qualidade do nosso atendimento em risco, muito pelo contrário. O objetivo principal do Lean é aperfeiçoar ainda mais a qualidade do atendimento e também buscar a redução de tempo do paciente na emergência ou solicitações de exames desnecessários. Com isso, zelaremos pelo melhor atendimento e, ao mesmo tempo, daremos uma rotatividade de leito maior. Tudo isso focado no bem-estar do paciente”, afirma Dr. Fernanda.
Na primeira fase do projeto o Pronto-Atendimento do HB receberá visitas quinzenais dos consultores do Hospital Moinho de Ventos (HMV). Com a conclusão do acompanhamento presencial dos monitores do projeto, o monitoramento é feito à distância.
O que é o projeto Lean
O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
A iniciativa teve início em agosto de 2017 com o HSL, quando atuou em seis instituições públicas de saúde, no chamado Ciclo 0 do projeto, no qual os hospitais foram treinados e apoiados na implementação de melhorias para garantir eficiência nos processos. No início de 2022, o projeto encerrou o 5º Ciclo, totalizando 128 instituições públicas e filantrópicas atendidas.
O projeto ganhou reforços em 2022 e passa a atuar no modelo colaborativo com a adesão da BP e HMV. Até o fim de 2023 a meta é atender até 160 hospitais do sistema público de saúde.