O Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto, recebeu pela primeira vez a Sra. Cônsul Geral de Angola, Stela Santiago. O objetivo da visita foi conhecer a instituição e agradecer o tratamento dispensado ao angolano Helder, de 10 anos, diagnosticado com xeroderma pigmentoso, uma doença rara.
“Nosso objetivo aqui no HB hoje com essa visita cortesia é agradecer o apoio que vocês têm dado às pessoas angolanas com excelência. Essa criança recebeu todo tratamento que nós não temos lá. Desde que chegou aqui ele tem tido uma melhora positiva e agradeço todo o cuidado que tiveram”, ressaltou a Sra. Cônsul Geral Stela Santiago.
“Ficamos muito felizes por recebê-los em nossa instituição e gostaria de reforçar que os resultados atingidos até agora na recuperação dele são graças a uma equipe multidisciplinar como essa que temos aqui que cuidam e olham o paciente em sua totalidade, com trabalho em equipe. Parabéns pelo trabalho que vocês desempenham no dia a dia”, disse Dr. Horácio Ramalho, diretor executivo da Funfarme.
Dr. Amadeu Queiróz, médico dermatologista e coordenador do Serviço de Doenças Raras do Complexo Funfarme explicou o que é essa condição rara. “O xeroderma pigmentoso é uma desordem no reparo do DNA. Nosso corpo continuamente produz proteínas que conseguem retirar partes danosas que podem degenerar grupos celulares para câncer. As proteínas que fazem isso não existem nesses pacientes por conta da mutação genética. Com isso, todo dano solar que a criança recebe desde pequena, não é corrigido. Dessa forma, tumores que acometem pessoas mais idosas, com mais de 60 anos, aparecem muito cedo nesses pacientes”, afirmou.