Logo HB
Notícia

Compartilhe esse post:

Neurologia do Hospital de Base de Rio Preto ganha certificação internacional e novo andar para AVC

21/08/2024 - Marketing e Comunicação

O Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto/SP, inaugurou nesta terça-feira, dia 20 de agosto, um andar inteiro dedicado exclusivamente para o tratamento de pacientes acometidos com acidente vascular cerebral (AVC), uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Nesta ocasião, o HB de Rio Preto anunciou também a conquista da certificação internacional WSO Angels Awards - Nível Diamante, conferida pela Organização Mundial do AVC, que atesta a excelência do atendimento prestado por sua Unidade de AVC. 


Para o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares a certificação recebida confirma o bom atendimento prestado. “A instituição é referência no atendimento aos pacientes de AVC graças a esse grande grupo de pessoas envolvidas, engajadas e cada vez mais motivadas fazendo esse trabalho coletivo com a neurocirurgia e neurologia beneficiando toda a comunidade que nós atendemos hoje. Essa certificação sinaliza para a sociedade que o Hospital de Base de Rio Preto oferece serviços de qualidade equivalentes aos das principais instituições de saúde do mundo especializadas no tratamento do acidente vascular”, afirma o diretor.


A neurologista Dra. Mariana Battaglini ressaltou a importância dessa conquista. “É um reconhecimento importante para o nosso serviço e todos os profissionais envolvidos sinalizando que o Hospital de Base, além de referência no atendimento, está no mesmo patamar que hospitais nos países de primeiro mundo com equipe completa de profissionais, os menores tempos médio de atendimento e modernos aparelhos de exames.”, ressalta. 


Moradora de Mirassol, Eunice da Cruz de Oliveira, de 80 anos, foi acometida com AVC e graças a ajuda de familiares, acionou o SAMU e foi encaminhada ao HB. “Eu estava na cozinha quando minha filha reparou que o músculo do meu rosto começou a entortar. Foi aí que ela rapidamente acionou o SAMU e foi encaminhada para o HB. Fui muito bem atendida, toda equipe foi muito carinhosa, atendimento sensacional. A gente precisa de uma palavra de carinho, um sorriso e isso vale muito. Estou bem atualmente e muito feliz”, disse Eunice.  


Para certificar a Unidade de AVC do HB de Rio Preto, a entidade avaliou a qualificação da equipe multidisciplinar, sua infraestrutura, os processos, o tempo de atendimento e as estatísticas relacionadas ao tratamento de AVC. 


Um dos critérios que chamam a atenção da Organização Mundial é a eficiência do atendimento pela equipe multidisciplinar. Ao dar entrada no HB de Rio Preto, o paciente é atendido pelo neurologista em até 10 minutos (o chamado porta-neurologista), enquanto no Brasil a média é de 30 minutos. Já para fazer o exame de imagem diagnóstico do AVC, a equipe demanda cerca de 15 minutos. Já no Brasil, são 25 minutos. 


Agora, concentrando todas suas atividades num mesmo andar, a Unidade de AVC do HB vai permitir aos profissionais das áreas clínica e cirúrgica oferecerem atendimento ainda mais ágil, com maior resolutividade no diagnóstico e tratamento da doença. 


A nova Unidade de AVC possui 10 leitos específicos de internação neurológica, além de 34 leitos de enfermaria, uma UTI neurológica com 20 leitos e equipe com 7 neurologistas, 3 neurointervencionistas e neurocirurgiões juntamente com uma equipe multidisciplinar com mais de 100 profissionais, dentre eles, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistente social. 


Outro diferencial da Unidade do HB de Rio Preto é ser o único serviço da cidade que funciona 24 horas por dia, ininterruptamente.

Como em todas as áreas do Hospital de Base, a alta tecnologia é uma aliada dos profissionais da Unidade de AVC. Para auxiliá-los no diagnóstico da doença e avaliar a evolução clínica de cada paciente, o hospital dispõe do mais moderno aparelho de tomografia computadorizada de perfusão, capaz de revelar em tempo real as áreas de isquemia cerebral, única instituição do Noroeste Paulista a possuí-lo.


Os números justificam a necessidade do investimento para dedicar um andar inteiro ao tratamento desta doença. Nestes últimos seis anos, o hospital atendeu 3.371 pacientes com AVC. Neste período, o total de pessoas internadas aumentou 35%, passando de 425 pacientes, em 2018, para 561, em 2023. Apenas nos primeiros sete meses deste ano, já foram 472 casos, 47 a mais do que todo o ano de 2018. Se este movimento se mantiver, a perspectiva é que o total em 2024 seja maior do que os 561 do ano passado.


É um movimento expressivo, que reflete a realidade do país. Em 2023, mais de 110 mil brasileiros morreram por AVC, segundo o Portal da Transparência do Centro de Registro Civil (CRC) do Brasil, com base em dados divulgados pela Sociedade Brasileira de AVC (SBAVC).

Voltar ao Blog
Localização
Fachada aérea HB
Hospital de Base

São José do Rio Preto - SP

Endereço do HB

Av. Brigadeiro Faria Lima, 5544
São José do Rio Preto - SP

Nossas redes sociais

Selo ONA
Selo Vacinação
Selo Doar
Selo Melhores Ongs
Hospital de Base - São José do Rio Preto © 2025 • Todos os direitos reservados

Criação de sites V3V Agência Criativa