11? Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde
O Núcleo Técnico-Científico de Saúde Digital da Funfarme participou do 11? Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, que ocorreu em Goiânia, promovido pela ABTms. Com o objetivo de abordar diversas temáticas essenciais para a evolução da Saúde Digital, incluindo serviços de telessaúde, como telemedicina, ferramentas de gestão, inteligência artificial e muitas outras, o Núcleo visa fomentar o desenvolvimento do conhecimento e ampliar as possibilidades de atuação no campo da assistência digital.
Maria Regina Jabur, Superintendente Administrativa da Funfarme, Dra. Patrícia Maluf Cury, Cristiane Spadacio, membros do Núcleo de Saúde Digita, e Dra. Natasha Casteli Grassi participaram de experiências nacionais e internacionais, tanto no âmbito do serviço público quanto na iniciativa privada. Foram quatro dias com conteúdo científico de alto nível e apresentações dos mais renomados palestrantes sobre saúde digital, futuro da medicina e boas práticas em Telessaúde.
A Funfarme contribuiu com apresentação de três trabalhos científicos:
“A constituição de um Núcleo Técnico-Científico de Saúde Digital no Noroeste Paulista para assistência remota à saúde: relato de experiência” - Autores: Cristiane Spadacio, Patricia Maluf Cury, Maria Regina Jabur.
“Do estetoscópio ao digital: a revolução dos atendimentos em Cardiologia de um ambulatório especializado no Sistema Único de Saúde (SUS)” - Autores: Natasha Cateli Grassi, Luciano Vaccari Grassi, Cristiane Spadacio, Elissandro Freitas Silva, Marcelo Arruda Nakazone, Augusto Cardinalli Neto.
“São mais de quatro horas de viagem: serviço de telessaúde ambulatorial para redução de filas de retorno” - Autores: Cristiane Spadacio, Solange Fernandes, Carlos Eduardo Miguel, Maria Regina Jabur, Patricia Maluf Cury.
A conectividade na saúde, integração de diversas partes do setor por meio de tecnologias de informação e comunicação, estavam entre os temas discutidos pelos participantes. A abertura foi feita pela secretária de Informação e Saúde Digital, Dra. Ana Estela Haddad e teve as boas-vindas feitas pelo diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação, Cleonaldo de Almeida Costa. Ambos destacaram a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos núcleos de Telessaúde de todo o país para a melhoria da qualidade dos atendimentos de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS).
O representante do Ministério das Comunicações lembrou que o Brasil ainda tem muitos desafios para conectar os brasileiros e fazer com que a população tenha acesso aos serviços básicos através da conectividade de qualidade.
A Funfarme está na jornada de mudança para o mundo digital. É difícil adaptar os sistemas, mas é possível. Exige muita vontade, pioneirismo e cooperação sempre na busca de impactar de forma significativa melhorias na qualidade do serviço de saúde prestado.