Na manhã desta sexta-feira, dia 6, pacientes e acompanhantes da ala de oncologia do Hospital de Base receberam uma visita muito especial. Colaboradores da equipe multidisciplinar da Oncologia Clínica percorreram os leitos do 8° andar tocando várias canções e presentearam os papais com bombons e uma medalha simbólica.
A psicóloga Jéssica Aires destaca que a ação é um dos processos da humanização da instituição. “Muitos pacientes estão há um certo tempo hospitalizado. Então tentamos levar este carinho e afeto a eles. O resultado podemos ver nos olhos de cada um. Muda completamente o ambiente, até mesmo com a própria equipe percebemos um engajamento por parte de todos. E também saímos um pouco da rotina que estamos habituados”, explica.
Elvis Prieto, que acompanhava a esposa que está internada e é pai de duas filhas. Ele fala sobre a emoção da homenagem simbólica. “É um ato muito generoso e muito bonito de ser ver. É muito importante para nossos corações, principalmente neste momento que enfrentamos um momento difícil. A música traz serenidade e paz. Isso acalma nossos corações”, diz.
Entre as músicas tocadas estavam ‘Trem Bala’, ‘Evidências’, ‘Tocando em Frente’ e até ‘Xote da Alegria’. O estudante do 3° ano de psicologia Matheus Teodoro Semensatti, puxava os ritmos com o violão. Para ele, a música traz benefícios aos pacientes. “É uma forma de transmitir um sentimento que vai além das palavras e tem um efeito terapêutico inclusive. Vários artigos comprovam isso. É gratificante participar destas atividades”, afirma.
Além das homenagens aos papais, quem também foi ‘presenteada’ foi a paciente Rosana Gomes Buchala, aniversariante do dia. Ela pode escolher duas músicas, a primeira foi o tradicional ‘parabéns pra você’ e ‘Trem Bala’. “Foi um belo presente, além deste carinho, essa energia que a música traz, é emocionante. Difícil conter as lágrimas”, diz a paciente.