Os 23 residentes que terminaram o Programa da Clínica Médica da Funfarme em 2020 realizaram, na noite de 27 de janeiro, uma cerimônia de formatura. No evento, que aconteceu no mezanino do Hospital de Base, os formandos e diretores prestaram uma homenagem, mais que justa, a um dos primeiros e mais atuantes docentes da instituição, o Prof. Dr. José Paulo Cipullo.
O homenageado formou-se em 1962, pela antiga Escola Paulista de Medicina (atual Universidade Federal de São Paulo - Unifesp), e chegou para lecionar na Fundação em 1973. Nas atividades médicas, Dr. Cipullo, como é conhecido, foi o primeiro Presidente da Comissão de Ética em Pesquisa da Famerp e Chefe do Departamento de Medicina da Faculdade. Além disso, presidiu a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto e ganhou prêmio de Médico do Ano pela Associação Paulista de Medicina (APM), em 2002. Hoje, ele atua como Chefe da Enfermaria de Ensino em Clínica Médica para os internos, alunos do 6º ano, da Famerp.
Muito ativo aos 84 anos, Dr. Cipullo relata que um dos maiores prazeres em sua vida é contribuir com formação dos estudantes e residentes. “Ensinar é um estado de espírito. A maior aprendizagem em medicina que tento repassar é que o paciente é o centro de tudo. Não dá para oferecer tratamento médico e terapêutico a ele sem fundamentalmente exercer o respeito e a compaixão”, pontua.
Durante a cerimônia, Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, entregou a Cipullo uma placa de homenagem pela dedicação à Educação e pelos serviços prestados no complexo. O professor foi aplaudido pelos formandos e lideranças das unidades e da clínica médica que estiveram presentes no evento.