No mês de janeiro é realizado uma campanha global de conscientização sobre a importância da saúde mental: o Janeiro Branco. Ele tem como objetivo promover o debate sobre o tema, evidenciar a importância de um cuidado integral e contínuo para a saúde psicológica e quebrar estigmas que ainda cercam as doenças mentais.
É comum que, no primeiro mês do ano, as pessoas fiquem mais propensas a pensar sobre suas vidas, suas relações interpessoais, suas emoções, suas vivências e sua existência de forma geral. E, por conseguinte, se permitem criar expectativas, pensar em mudanças e ressignificações em vários contextos da vida.
Os transtornos mentais podem afetar pessoas de todas as idades, mas são mais comuns em jovens e adultos, com maior incidência entre as mulheres. Os principais transtornos mentais são a depressão, a ansiedade, o transtorno bipolar e a esquizofrenia.
Ainda existem muitos tabus e preconceitos em torno do assunto. Muitas pessoas acreditam que uma pessoa com problema psicológico pode ser incapaz de produzir, ser ativa e eficiente em seus contextos de vida, como no trabalho ou no ambiente familiar, sendo excluídas de seu meio social.
Os profissionais de saúde mental contribuem para que as pessoas em sofrimento emocional/psicológico possam aprender a lidar melhor com demandas e intercorrências difíceis de suas vidas, identificando suas fragilidades e buscando se autorregular para melhor enfrentamento dos desafios diários.
O acesso aos cuidados em saúde mental é um direito garantido pela Constituição Federal. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito.
VOCÊ SABIA?
Atualmente, o Serviço de Psicologia da Funfarme/Famerp oferta para a população e colaboradores atendimento psicológico gratuito e programas de intervenções, individuais e em grupos, a partir do encaminhamento de atendimentos realizados na Fundação. O serviço conta com uma equipe especializada e altamente qualificada para a assistência das mais variadas demandas relacionadas a saúde mental.
A Funfarme ainda conta com o programa Bem-Estar que disponibiliza avaliação e acompanhamento com psicólogos e psiquiatras, aos colaboradores. Além da saúde mental, os profissionais são beneficiados com Academia e o programa Movi Mente-se, que incentiva a prática de atividade física e uma rotina de copo e mente sã.
Existem várias situações que podem desencadear transtornos mentais, como: fatores psicossociais, situações de estresse (conflitos em ambientes familiares e escolar, por exemplo), fatores genéticos, ambientais, de vulnerabilidade social (como violência urbana, pobreza, abusos físico, psicológico e sexual, entre outros) e fatores biológicos associados a condições de doenças e anormalidades do sistema nervoso central.
Não existe fórmula mágica! Cada caso exige tratamento e orientação profissional específica, por isso, se você estiver enfrentando problemas e sentir que precisa de ajuda, procure um psicólogo ou psiquiatra qualificado.
Pare. Respire. Se cuide. Ajude a promover a sua saúde mental e a de mais pessoas.
FONTE: Serviço de Psicologia da Funfarme/Famerp