Setembro Amarelo é um mês dedicado à saúde mental, um assunto fundamental para os tempos atuais. O objetivo desta iniciativa é acabar com os preconceitos, fomentar discussões abertas sobre a prevenção do suicídio e promover práticas de vida mais saudáveis, afim de aumentar a consciência sobre o cuidado com a saúde mental, além de identificar quando é o momento de pedir ajuda.
É essencial entender os sinais que indicam a necessidade de suporte profissional. Dentre os sintomas mais comuns estão a tristeza profunda, dificuldade em planejar o futuro, apatia, distanciamento social, falta de motivação para realizar as atividades cotidianas, choro excessivo, problemas com a alimentação ou qualquer outro sintoma que ameaça seu bem-estar.
Em unidades básicas de saúde, que são fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as pessoas têm a capacidade de orientar sobre os recursos adequados e encaminhar para atendimento especializado. Além disso, você tem a opção de obter suporte pelo telefone 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional gratuito e privado. Além disso, algumas instituições acadêmicas e clínicas oferecem também serviços gratuitos à comunidade.
Ao longo deste mês a Fundação Faculdade de Medicina de Rio Preto, Funfarme, promoverá uma série de ações de promoção à vida e conscientização sobre saúde mental. Fique ligado nas redes sociais do Hospital de Base.
Setembro Amarelo, mês de conscientização e valorização a vida.