Setembro Verde é uma campanha dedicada a conscientização sobre a doação de órgãos e visa encorajar a população a considerar a doação e discutir suas intenções com suas famílias.
No Brasil, não é possível deixar autorizado em vida a doação de órgãos. Segundo a legislação, apenas os familiares de até segundo grau, como pais, irmãos e cônjuge, podem autorizar a doação de órgãos após a morte. Por isso, se você deseja contribuir para a vida de outras pessoas através da doação, é essencial avisar sua vontade aos seus familiares.
Em vida, é possível doar alguns órgãos, como parte do pulmão, do fígado, um dos rins e a medula óssea. Após a morte, é possível doar uma gama maior de órgãos e tecidos, como pulmões, coração, fígado, pâncreas, rins, intestinos, válvulas cardíacas, ossos, pele e tendões.
As doações podem beneficiar várias pessoas, salvando vidas de pacientes em casos críticos, onde a doação é a única alternativa para a sobrevivência. O Hospital de Base é referência para a região de Rio Preto no transplante de órgãos, realizando transplantes de Rim, Fígado, Medula Óssea e Córneas.
Neste ano, a campanha Setembro Verde ganha um reforço ainda maior: a Semana Estadual Gugu Liberato, realizada de 24 a 30 de setembro. Aprovada em 2023, a nova lei celebrará a memória do comunicador Gugu, cuja doação de órgãos salvou a vida de 50 pessoas, lembrando a todos a importância de se tornar um doador e de comunicar essa decisão aos entes queridos.
Conversas salvam vidas. Avise sua família, doe órgãos.