Com a inauguração do terceiro o Posto Avançado de Telessaúde, da cidade de Três Fronteiras/SP, o Hospital de Base passará atender aos munícipes de nove cidades na modalidade de teleatendimento. Além de agilizar a consulta, evitará que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) precisem acordar de madrugada para percorrer os quase 400 quilômetros (ida e volta) entre a microrregião de Santa Fé do Sul e Rio Preto. A maioria destes, são idosos e muitos deles debilitados.
O novo Posto Avançado conta com uma estrutura que comporta até 10 pacientes e está localizado na área central de Três Fronteiras. No primeiro momento, as teleconsultas serão nas especialidades de urologia, reumatologia, proctologia, pneumologia, neurocirurgia, hematologia, gastroenterologia, endocrinologia, cirurgia vascular e cardiologia.
"O HB sempre se preocupou com a humanização, então estamos levando a mesma humanização que existe dentro da nossa instituição para os municípios. Estas novas parcerias são de grande valia para os munícipes das cidades que estão no projeto. Antes, o paciente precisava viajar de três a quatro vezes para Rio Preto. Com a nova proposta, é possível que tudo seja resolvido sem necessidade de deslocamentos extras, pois muitos exames podem ser feitos na própria cidade ou nos AMEs próximos. Deslocamento para Rio Preto só quando realmente houver necessidade", explica Solange Fernandes Cunha, coordenadora do Ambulatório Geral e de Especialidades do Hospital de Base.
O prefeito de Três Fronteiras, Rubens José Belão, destacou que o município tem toda uma estrutura para o melhor conforto do paciente, porém, ainda sim, existe um grande desgaste devido ao tempo de deslocamento e o aguardo para o retorno. "Montamos uma casa de apoio próximo ao HB, passamos a realizar duas viagens por dia, ainda sim era desgastante para o paciente. Então, a possibilidade de atendimento on-line, em Três Fronteiras, será bastante cômodo para o paciente. O emprego da tecnologia faz que seja bom para o munícipe pelo conforto, gera economia para o município e contribui diretamente com o HB, que é o hospital referência para nós, com um trabalho excepcional”, afirma o prefeito.
A Diretora Municipal de Saúde, Suzenete Regina de Carlis, destacou a importância do Posto Avançado de Telessaúde. "Muitos pacientes precisam deixar suas casas ainda de madrugada para fazer um único exame em Rio Preto. Muitas vezes são idosos que necessitam fazer um exame de sangue às 7h da manhã, mas precisam aguardar até às 15h para retornar para Três Fronteiras. Como o Telessaúde, o paciente virá até a nossa Unidade de Saúde fará o atendimento e retornará para o conforto de sua casa. Já nos casos de pacientes mais debilitados, buscamos com nossa ambulância e ao término levamos de volta. Ou seja, os deslocamentos que antes eram de quatros horas, contabilizando o tempo de ida e volta, será inferior a 15 minutos" diz a diretora.
Recentemente o município de Nipoã/SP (55 km de Rio Preto) também inaugurou um Posto Avançado de Telessaúde e beneficiará a população de 5.300 habitantes.