Em evento dominado pela emoção, a Associação Paulista de Medicina - Regional de Rio Preto homenageou, na noite desta quinta-feira, 40 médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde da cidade que atuaram na pandemia da covid-19. Da Funfarme, foram homenageados os médicos Célia Franco, Luana Fernandes Machado, Neymar Elias de Oliveira e João Carlos Novaes Miguel Antunes do Valle, a fisioterapeuta Viviane Kubayashi, a psicóloga Inaiá Delatim e os profissionais de enfermagem Daniele Fernanda Ramos Pontão e Vagner Alves Felipe. Este foi representado na cerimônia pela Dra. Maria Regina Pereira de Godoy.
Também estavam presentes a superintendente assistencial, Maria Regina Lourenço Jabur, a gerente de enfermagem do HB, Samantha Vaccari Grassi Melara.
A cerimônia reuniu, no anfiteatro principal da Sociedade de Medicina e Cirurgia, mais de 150 convidados, entre diretores da APM Rio Preto, lideranças médicas, autoridades públicas, familiares e amigos dos homenageados. O prefeito de Rio Preto, Edinho Araujo fez o discurso de abertura, sucedido pelo presidente da APM Rio Preto, Dr. Leandro Freitas Colturato.
“Os números mostraram exaustivamente a crítica realidade dos profissionais que atuaram na linha de frente e que lidaram diariamente com dor, tristeza, esgotamento físico e mental e medo da contaminação e da morte. Muitos tiveram a vida alterada de modo significativo e lidaram com a perda de entes queridos, excesso de trabalho, a escassez e falta de estrutura e danos à saúde, episódios de violência e de discriminação. Eles merecem serem homenageados todo dia”, afirmou Dr. Leandro Colturato.
Em Rio Preto, mais de 136 mil pessoas foram contaminadas, o que representa 30% da população de Rio Preto.
A homenagem aconteceu exatos 800 dias do registro do primeiro caso de covid-19, em 26 de fevereiro de 2020. Desde então, a Secretaria de Saúde de Rio Preto registrou mais de 136 mil pessoas contaminadas, o que representa 30% da população de nossa cidade. Destas, 3.000 morreram.