Pensando no bem-estar das nossas colaboradoras, o Complexo Funfarme preparou ações sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama durante o ‘Outubro Rosa’. A campanha deste ano traz o tema ‘Quem se ama se cuida!’. As atividades acontecerão até o dia 31 e, neste período, colaboradoras com mais de 40 anos realizarão exame de mamografia na instituição.
Ações também acontecerão nas redes sociais e as fachadas do Hospital de Base e do Instituto do Câncer (Inca) ganham iluminação especial na tonalidade rosa. No Hospital da Criança e Maternidade (HCM), um laço rosa fixado na entrada representará a campanha.
Redes sociais
As ações também acontecerão nas redes sociais. Ao longo do mês, serão feitas postagens sobre prevenção, diagnóstico precoce do câncer de mama, orientações, mitos e verdades sobre o câncer de mama.
Mamografias
A expectativa da Fundação é realizar 500 exames de mamografia nas colaboradoras até o final da campanha. “A detecção precoce é a melhor estratégia para vencer o câncer de mama. Quanto antes for detectado, mais chance no tratamento tem a paciente. A mamografia é o exame preciso e o mais importante, capaz de diagnosticar o tumor quando ele ainda tem menos de um centímetro, tamanho em que o nódulo ainda não está grande o suficiente para ser percebido no autoexame”, explica a mastologista Silvia Perea.
Quando detectado no estágio inicial, o câncer de mama tem chance de cura em até 95% dos casos. “A recomendação é que o exame de mamografia seja realizado anualmente em mulheres com mais de 40 anos, idade em que o risco de desenvolvimento do câncer de mama começa a aumentar”, afirma a mastologista.
Estima-se que de 5% a 10% dos casos de câncer de mama estão relacionados ao fator genético. Por isso é recomendando que as mulheres realizem os exames preventivos antes dos 40 anos. “Colaboradoras com histórico familiar, o ideal é começar o rastreamento antes, recomendamos a partir dos 30 anos, mesmo este fator representar uma porcentagem pequena”, explica.
É importante destacar que, mesmo durante a pandemia, as colaboradoras não devem deixar de realizar o exame. “Estamos seguindo a risca todas as normas de segurança e higienização. O mamógrafo é esterilizado de forma correta a cada atendimento. As consultas serão com horários marcados para evitar aglomeração. A colaboradora estará em total segurança durante os exames”, afirma a Dra. Silvia.
Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva estima que, entre 2020 e 2022, serão registrados 66.280 novos casos de câncer de mama. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.
“A detecção precoce salva vidas. O câncer de mama é a segunda maior causa de morte nas mulheres, ficando atrás de doenças do coração. Por isso é importante ressaltar, façam o exame com frequência. Quanto menor o tumor, menor será a cirurgia. Colaboradoras, pensem em vocês!”, concluí Dra. Silvia Perea.
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.
Como prevenir
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: Praticar atividade física; Alimentar-se de forma saudável; Manter o peso corporal adequado; Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; Amamentar; Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
Outubro Rosa
A campanha ‘Outubro Rosa’ é um movimento internacional de prevenção e combate ao câncer de mama. A ação foi criada na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza a campanha. De extrema importância, a data ressalta a importância da conscientização sobre a doença, proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.