Com encontros bimensais, a comissão tem por objetivo conhecer e aprimorar a Experiência de Pacientes e Acompanhantes
Membros da Comissão de Pacientes e Familiares de Apoio ao Comitê de Experiência do Paciente da Funfarme se reuniram na manhã desta sexta-feira, 24, para o encerramento da 1ª edição do projeto, que faz parte do planejamento estratégico da instituição.
Criada em setembro de 2022, a comissão tem por objetivo dar voz à pacientes, conhecer e aprimorar experiências (negativas ou positivas) de pacientes e seus acompanhantes, perante os fluxos de atendimentos e serviços disponíveis no complexo Funfarme. Com reuniões bimensais, a comissão acolheu mais de 30 sugestões dos participantes, sendo 12 referente à processos e, em conjunto com equipes envolvidas, colocou em prática as melhorias sugeridas.
O projeto reforça um dos pilares das unidades da Funfarme, que é oferecer um cuidado de excelência, que possibilite melhor qualidade de vida às pessoas. Por isso, é preciso repensar a relação entre os usuários e os serviços, tendo o paciente no centro do cuidado, focada nas necessidades específicas de saúde de cada indivíduo. Ou seja, estabelecem uma parceria entre profissionais, pacientes e suas famílias, para assegurar que as decisões respeitem seus desejos e necessidades, além da educação e o apoio que necessitam para tomar decisões e participar de seu próprio cuidado.
O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, elogiou o trabalho e parabenizou principalmente os pacientes e acompanhantes que se abdicaram de tempo para colaborar de forma voluntária com informações relevantes para a instituição. “Quem está na ponta não tem a mesma visão que o paciente, este trabalho é fundamental e que mais pacientes participem da Comissão”, disse.
Os pacientes, Cleber Ribeiro Gonçalves, Marcelo Lima Soares e a acompanhante, Larissa Oliveira, foram alguns dos que assumiram a missão da Comissão, contribuindo com um olhar externo em busca de colaborar com as melhorias dos processos das unidades Funfarme.
“Meu pai teve um câncer de pulmão e, durante o tratamento, senti a necessidade de fazer parte da Comissão. Foi uma forma de ajudar outras pessoas. Somos muito gratos pelo atendimento recebido. Infelizmente ele faleceu em dezembro e, quando completou três meses da sua partida, passei pelo luto e ressignifiquei a vida, com a experiência de fazer parte da comissão”, disse Larissa.
Do Tocantins, há três anos em Rio Preto, Marcelo faz acompanhamento contínuo no HB, após receber o transplante de um pulmão. “Vi o convite da Comissão em uma rede social e, como já conheço o trabalho do hospital, me candidatei para estar próximo das ações e também colaborar como o meu ponto de vista como paciente”.
Para Cleber, que é paciente contínuo do Ambulatório de Especialidades, a Comissão não só ajuda na melhoria de processos: ela permite que outros pacientes e acompanhantes se interessam pela causa. “Espero que esta semente se espalhe, cresça e de frutos. Que antes de só reclamar todos possam contribuir e propor melhorias juntos”.
NOVAS INSCRIÇÕES
A Comissão de Pacientes e familiares 2024 já está com inscrições abertas! Basta preencher o formulário através do link abaixo. A triagem de pacientes e acompanhantes será em janeiro. A inscrição é válida somente para público externo.
Inscrições: https://forms.gle/vFnaUP41LXPdQopj6