Logo HB
Notícia

Compartilhe esse post:

FIESP entrega protetores de máscaras desenvolvidos em parceria com o Hospital de Base

04/06/2020 - Marketing e Comunicação

Com peças criadas atendendo a todas as determinações estabelecidas pelo Hospital de Base (HB), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) entregou nesta quarta-feira, 3 de junho, dois mil protetores de máscaras, os chamados “face shield”, para o Complexo Funfarme, que engloba, além do HB, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e outras unidades. No total, serão 4,5 mil equipamentos em prol dos profissionais de saúde.

As peças são parte de um movimento que começou em Rio Preto e que resultou na parceria entre a FIESP, unidades do SENAI e o Complexo Funfarme.

Diante da crescente demanda por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde, a FIESP se colocou à disposição, com sua mão de obra e insumos, para a produção dos protetores dentro de todas as especificações que o Hospital de Base buscava.

O modelo para a confecção do equipamento foi uma solicitação da chefe do serviço de terapia intensiva do HB, a doutora Suzana Lobo. A partir de suas especificações, o projeto para o molde foi desenvolvido por membros da Rede do Movimento de Inovação e Startup de Rio Preto.

O próximo passo foi buscar formas de produção. Em um primeiro momento, em uma parceria com uma startup, os protetores começaram a ser confeccionados por impressoras 3D. No entanto, a produção de cada “face shield” levava em torno de seis horas.

“Nós precisávamos buscar uma forma de agilizar a produção. Era uma questão de urgência. Foi quando buscamos a ajuda do SENAI de São Bernardo do Campo. Com a autorização e o envolvimento direto do presidente da FIESP, Paulo Skaf, o centro de excelência em usinagem da unidade desenvolveu um molde em aço que serve como base para a criação dos protetores usando uma máquina injetora que temos nas nossas escolas”, conta Liszt Abdala, dirigente regional da FIESP.

Essas máquinas têm a capacidade de entregar entre 400 e 500 equipamentos por dia. Já quanto à matéria-prima para a produção, o SENAI contou com a doação de indústrias privadas. “Esse é um trabalho que começou aqui em Rio Preto e que agora permite que a FIESP contribua com todo o Estado”, afirma Abdala.

Máscaras, uniformes e capotes - Além dos protetores, a entidade vem trabalhando diariamente na confecção de uniformes, capotes e máscaras em sua unidade da Escola Móvel de Confecção Industrial, uma carreta disponibilizada pela FIESP apenas para Rio Preto que está estacionada no próprio Hospital de Base.

Para atender à demanda, a carreta conta, atualmente, com 15 máquinas industriais e acaba de receber mais uma máquina interlock para acabamento nas peças, chegando a quatro equipamentos. “A produção é grande e o acabamento estava se tornando um gargalo. Então, conseguimos mais uma máquina para agilizar esse processo”, diz Abdala.

Geração de emprego - Ao todo 15 costureiras, entre alunas do SENAI e contratadas pelo HB, produzem, diariamente, 3,5 mil máscaras, 600 conjuntos de calça e blusa e 1,5 mil capotes. “Os capotes também são feitos dentro de um molde determinado pelo Hospital de Base, com um velcro atrás, permitindo que os profissionais de saúde tirem e descartem a peça sem ter nenhum contato”, diz o dirigente da FIESP.

Para a diretora administrativa do Hospital de Base, doutora Amália Tieco, essas ações são fundamentais para o trabalho desenvolvido dentro do complexo. “Principalmente pela escassez destes materiais hoje em dia no mercado. A iniciativa de trazer a escola móvel para produção de máscaras e equipamentos de proteção individual (EPI) é importantíssima. Para se ter uma noção, o Complexo Funfarme está com um consumo de 25 mil máscaras por dia. Parcerias como esta, com a FIESP, são essenciais para o sucesso no enfrentamento da Covid.”

Voltar ao Blog
Localização
Fachada aérea HB
Hospital de Base

São José do Rio Preto - SP

Endereço do HB

Av. Brigadeiro Faria Lima, 5544
São José do Rio Preto - SP

Nossas redes sociais

Selo ONA
Selo Vacinação
Selo Doar
Selo Melhores Ongs
Hospital de Base - São José do Rio Preto © 2025 • Todos os direitos reservados

Criação de sites V3V Agência Criativa