Representantes do serviço de lavanderia do complexo hospitalar da Funfarme, de São José do Rio Preto/SP receberam nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2023 pela economia de recursos naturais no processamento de roupas de 12 enfermarias, reduzindo o consumo de enxoval em 32% (273.820 kg de roupa suja), que proporcionou economia de 9.510Kwh em energia, 4.564,3m³ de água e um custo evitável de R$ 651.730,32 em um ano.
Essa economia gerada foi graças ao planejamento e redesenho do setor de Processamento de Roupas do complexo com a análise da satisfação dos setores consumidores, visitas in loco, entrevistas com pacientes, acompanhantes e colaboradores, além de revisão de rotinas e treinamentos.
A assessora executiva de Hospitalidade, Silvia Kawata, ressalta o empenho dos profissionais da instituição na busca de iniciativas sustentáveis que fazem a diferença no dia a dia. “Estamos felizes com o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2023. Ele representa o reconhecimento do esforço de um time que ousou quebrar um modelo de trabalho e fazer um novo desenho. É notável como pequenas mudanças trazem grandes resultados como o que vimos na lavanderia com a economia de tantos recursos”, afirmou Silvia.
Esta é a 6ª vez que o complexo Funfarme é premiado por iniciativas ESG com o prêmio Amigo do Meio Ambiente. A instituição já implantou e foi premiada pelos projetos na área de resíduos hospitalares, eficiência energética na área de climatização de hospital de grande porte com sistema de resfriamento, projeto de substituição de 16.000 lâmpadas convencionais por modelo de LED, dentre outros.
Serviço de Processamento de Roupas da Funfarme
Mensalmente, o serviço processa cerca de 305 toneladas de roupas, com uma média de 10 toneladas todos os dias. Tudo isso, para atender a sete unidades hospitalares da Funfarme e 90 setores ao todo. Para isso, o processamento de roupas conta 129 colaboradores divididos em turnos que contemplam 16h de funcionamento todos os dias para atender a demanda dos 1.204 leitos.
Saiba mais sobre o seminário hospitais saudáveis
O Seminário Hospitais Saudáveis (SHS) é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Acontece anualmente, desde 2008, e tem o objetivo de abordar os diversos temas relacionados às questões de saúde pública e ambiental nos estabelecimentos de saúde e de mobilizar a comunidade do setor saúde para a ação climática. É um evento gratuito e aberto à participação de todos os públicos.
O Prêmio Amigo do Meio Ambiente é concedido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo às organizações de saúde que se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade no âmbito do SUS.
Sobre a Funfarme
Um dos maiores e mais importantes do Brasil, o complexo hospitalar da Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (Funfarme) é referência para o atendimento de mais de 1,7 milhão de habitantes dos 102 municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15).
A Funfarme é uma fundação filantrópica ligada à Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto) e reúne o Hospital de Base (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de Rio Preto. Além disso, também administra o Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile, Rede Lucy Montoro de Fernandópolis, Ambulatório de Especialidades Médicas (Ame) de Fernandópolis, Hemonúcleo de Catanduva e Unidade de Teleatendimento de Santa Fé do Sul.
Embora o complexo seja a referência para a população do Noroeste do Estado de São Paulo, suas unidades atraem pessoas de todas as regiões do Brasil e até da América Latina, que reconhecem a qualidade da medicina e de seus serviços.