Uma vez por semana, os casos complexos de pacientes com câncer de pulmão e outras malignidades torácicas são apresentadas e avaliadas por uma equipe multidisciplinar durante as reuniões de Tumor Boards realizadas no Hospital de Base. Esta iniciativa foi adotada pelo corpo clínico da instituição em 2020 e é bastante comum nos grandes centros médicos de todo mundo e possibilitam agilidade no tratamento.
As reuniões de Tumor Boards de tórax, sempre realizadas às quintas-feiras, contam com a participação de profissionais das áreas de oncologia clínica, radioterapia, radiologia, medicina nuclear, patologia e cirurgia torácica. Durante os encontros, os casos de cada paciente são apresentados, analisados e é gerada uma discussão sobre qual o melhor plano de ação.
“Tumor Boards possibilita uma agilidade no tratamento, o que é benéfico ao paciente e, ao mesmo, tempo viabiliza uma redução de custo a instituição. Isto é possível pois cada avaliação é realizada por toda a equipe e não de forma isolada, ou seja, o caso é analisado sobre todas as perspectivas e, com isso, decisões precisas são tomadas para o cuidado do paciente” explica a oncologista clínica, Dra. Aline Fares.