O secretário-executivo de Estado da Saúde, Dr. Eduardo Ribeiro, esteve no Hospital de Base neste sábado, 4 de junho, para anunciar um mutirão que tem o objetivo de zerar a fila de 18 mil cirurgias eletivas no Departamento Regional de Saúde (DRS), ao qual o Hospital de Base atende.
O mutirão começa em junho e segue até outubro. Neste período, o Hospital de Base pretende realizar ao menos 500 cirurgias por mês, totalizando no mínimo 2,5 mil procedimentos ao fim da ação. Todos os outros atendimentos serão mantidos.
De acordo com o diretor-executivo da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), Dr. Jorge Fares, as maiores demandas da instituição são cirurgias de vesícula, hérnia, de oftalmologia e urologia. O HB operará pacientes que precisam de cirurgias eletivas em horários estendidos, ou seja, à noite e aos finais de semana. A equipe da instituição fará o levantamento dos pacientes prioritários e entrará em contato.
O Dr. Eduardo Ribeiro destacou a estratégia que o HB já possui para realizar uma ação deste porte. “O HB é um grande parceiro regional, um hospital de grande importância, de alta capacidade resolutiva e é nosso parceiro nessa jornada. Já alinhamos algumas estratégias que vão permitir que o HB realize muitas cirurgias extras, além da rotina, e certamente será um dos grandes responsáveis pelo sucesso do mutirão aqui na região”, afirmou o secretário-executivo.
O total investido no mutirão em todo o Estado será de R$ 350 milhões. No total, serão feitos 54 tipos de cirurgias, divididos em sete tipos de especialidades. Poderão participar instituições do Estado, as vinculadas ao SUS e as particulares. O Estado pagará o dobro da tabela SUS para cada cirurgia e os valores investidos servirão de base para o teto do próximo ano.
Dr. Jorge Fares destacou a importância da ação. “Tem um aspecto social, pois a população está sofrendo com o pós-pandemia. Já havia uma fila importante de cirurgias e o mutirão vai sanar essa fila. Segundo tem o impacto financeiro, pois as cirurgias serão bem remuneradas”, afirmou o médico.