O Journal of Clinical Oncology, a revista oficial da Sociedade Americana de Oncologia e uma das mais importantes da especialidade no mundo, publicou recentemente o artigo sobre o estudo KEYNOTE-181, cujo um dos autores foi o Dr. Gustavo Colagiovanni Girotto, investigador responsável do Centro Integrado de Pesquisa (CIP) do Hospital de Base de São José do Rio Preto.
Esse foi um estudo randomizado multicêntrico e global, que resultou na aprovação da primeira imunoterapia (Pembrolizumab) para pacientes com câncer de esôfago avançado pelas agências reguladoras de saúde no mundo.
No Brasil, a Anvisa deu sinal verde, no dia 23 de março de 2020, para o uso deste tratamento em pacientes que tinham maior expressão da proteína PDL-1 no tumor.
“Nossos sinceros agradecimentos aos pacientes, familiares, equipe do CIP e os demais profissionais de saúde do Brasil e do mundo que possibilitaram a chegada da primeira imunoterapia para Câncer de esôfago metastático”, agradece o médico oncologista Gustavo Girotto, um dos autores da publicação.
Mais informações sobre o estudo e a publicação na revista estão no link abaixo:
https://www.oncologiabrasil.com.br/dados-finais-do-estudo-keynote-181-pembrolizumabe-melhora-a-sobrevida-global-em-pacientes-com-cancer-de-esofago-avancado/