A Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) recebeu nesta quinta-feira a visita da presidente do conselho do Fundo Social de São Paulo e primeira-dama do Estado de São Paulo, Luciana Garcia, esposa do governador Rodrigo Garcia, que veio acompanhada de sua mãe, a empresária Cirlei Amad.
Também faziam parte da comitiva a primeira-dama de Rio Preto, Maria Elza Mori Araújo; a esposa do deputado federal Geninho Zuliani (DEM), Ana Cláudia Zuliani; a diretora regional do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Maria Cristina Alves; a diretora regional de Saúde, Silvia Forti; e Cirlei Amad.
Nascida em Rio Preto, Luciana conta que constantemente recebe elogios com relação ao Hospital de Base. “Sempre escuto falar que é o melhor hospital que a gente tem, que é o mais bem preparado, só escuto falar bem, que as pessoas são bem atendidas. Então estou feliz de estar aqui hoje. Vim representando o Estado como primeira-dama e também como filha da cidade e amiga de todos que estão aqui”, afirmou a presidente do Fundo Social e primeira-dama Luciana Garcia.
“Para nós é uma honra receber essas mulheres fortes em nossa instituição, onde a força de trabalho é majoritariamente feminina, portanto sabemos o quão forte são as mulhere e o poder transformador que possuem na sociedade”, destacou a Dra. Amália Tieco, diretora-administrativa do Hospital de Base.
A comitiva visitou o setor de quimioterapia do HB Onco, onde a paciente Geane Agnne Prado Souza tocou o sino da vitória, pois os últimos exames revelaram que ela está completamente curada do câncer de medula contra o qual lutava desde 2021
As mulheres também conheceram a CardioPedBrasil ®, que atende crianças com cardiopatias congênitas de todo o Brasil. Desde sua criação, em 2001, o serviço já operou mais de 6 mil crianças e realizou 12 transplantes de coração infantis. O responsável pelo serviço, o cirurgião cardíaco pediátrico Ulisses Croti, destacou que o objetivo agora é construir o Hospital do Coração da Criança, para ampliar o número de atendimentos e salvar ainda mais vidas.
O serviço conta com equipes médicas e multidisciplinares diferenciadas, oferecendo cuidado personalizado e integral a cada criança em ambiente e instalações projetadas para trazer uma experiência de conforto e acolhimento ao paciente em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou convênio. Com uma estrutura física única no interior de São Paulo, recebe pacientes de toda a região e também de outros Estados – em todo o Brasil, existem apenas 12 centros que fazem o mesmo tipo de trabalho, mas nenhum deles é exclusivamente dedicado ao coração dos pequenos, como será o Hospital do Coração da Criança.
Conheça mais a Funfarme
Um dos maiores e mais importantes do Brasil, o complexo hospitalar reúne, além do HB, HCM e o Lucy Montoro, o Ambulatório Geral de Especialidades, o ICA – Instituto do Câncer e o Hemocentro de Rio Preto. O HB e o HCM são hospitais-escola ligados à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), uma das escolas de medicina públicas mais conceituadas do Estado.
O complexo hospitalar da Funfarme conta com 8.300 profissionais, que atendem uma população de mais de 2 milhões de habitantes de mais de 100 municípios do Noroeste do Estado. Suas unidades, o Hospital de Base de Rio Preto (HB) e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), no entanto, recebem também milhares de pacientes de todas as regiões do país atraídos pela excelência de seus serviços, medicina de alta complexidade e tecnologia de última geração.
Dos mais de 3 milhões de atendimentos por ano, 85% são de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A eles, seus mais de 4.000 médicos e profissionais de enfermagem, além dos demais colaboradores oferecem atendimento com qualidade e segurança, aliado à alta tecnologia em todas as especialidades. Reflexo são as inúmeras certificações, dentre as quais, a Acreditação ONA Nível 2 de Segurança do Paciente.
Por ano, são mais de 51 mil cirurgias, 700 mil exames de imagem e 2 milhões de exames laboratoriais, entre outros. Os dois hospitais possuem 914 leitos de enfermaria, 188 de UTI e 42 salas cirúrgicas.