O Lucy Montoro de Rio Preto promove hoje, 10, e amanhã uma oficina de Ovos de Páscoa. Além de trabalhar a parte terapêutica dos membros superiores, exercitando a coordenação motora, o objetivo das aulas é oferecer uma alternativa social para ganhar uma renda extra nesta época do ano.
"A reabilitação do paciente acontece em todos os sentidos, inclusive no de dar maior independência e oferecer novas alternativas de vida. Está oficina é um pedido recorrente deles e um pontapé em dois projetos que temos; o de montar futuramente uma cozinha e, também, o AVD, que são o aprimoramento das Atividades da Vida Diária, ou seja, para aprenderem com a nova condição a cuidarem da própria casa, lavar, passar cozinhar e etc."
A paciente Erica Queiroz sofreu um acidente em 2012 e descobriu na culinária um novo olhar para vida. "Tive de parar de trabalhar e comecei a viver só do seguro de saúde... Que não era suficiente. Então, comecei a fazer doces para festas. A oficina vai complementar o que ganho nesta época de Páscoa. Quero fazer e vender ovos de colher" comenta a paciente.
Os projetos de construir uma cozinha do Lucy Montoro e da Casa para o AVD fazem parte do Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto. "Ainda estamos estudando possibilidades para colocar estas duas estruturas na nossa unidade, mas, certamente irá ajudar ainda mais a reabilitar e reinserir este paciente na sociedade. É uma maneira de cumprir com o direito da pessoa com deficiência", pontua Tatiane Clementino, coordenadora do Lucy Montoro de Rio Preto.