Hospital de Base | Responsabilidade Social

Hospital de Base economiza 2 MILHÕES de litros de água por mês

O Hospital de Base mantém um projeto, desenvolvido pela Área de Engenharia, que resulta na economia de 2 milhões de litros de água por mês (ou 2.000 m3/mês), na lavanderia.
A economia equivale ao volume de água de uma piscina olímpica ou ao consumo de 40 famílias durante um mês. O hospital conseguiu reduzir de 6.000 para 4.000 metros cúbicos por mês na lavagem das 5 toneladas de roupa que utiliza.

O projeto levou o HB a receber o prêmio "Amigo do Meio Ambiente", conferido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo às instituições com as melhores ações de qualidade ambiental desenvolvidas em 2010 e 2011.

Durante o processo de lavagem das roupas, a água limpa dos últimos enxágues era lançada diretamente ao esgoto, sendo que esta água poderia ser reaproveitada para retirar a sujeira mais grossa da próxima lavada. Então foi desenvolvido um sistema inovador de reaproveitamento da água, baseado em modificações das lavadoras.

Com a implantação de sistema inovador para reaproveitamento de água da lavanderia no HB, houve redução do consumo de até 35% no reuso das águas dos últimos enxágües, sem comprometer a qualidade na lavagem das roupas. Foi possível tornar o reaproveitamento de água intra-hospitalar sustentável a partir de modificações físicas em máquinas e instalações, sem altos custos operacionais.

Projetos e Iniciativas

Campanha Nacional de Doação de Orgãos

Funfarme realiza a Semana Antitabagismo

Campanha Oba Oba Funfarme