Hospital de Base | Serviços


Arritmia

Teste Ergométrico: é realizado pelo médico, para avaliar o funcionamento cardiorrespiratório durante o esforço físico. Durante o exame, é feito o registro do eletrocardiograma e da pressão arterial, além de serem observados o comportamento da frequência cardíaca e a ocorrência de possíveis sintomas, tem duração de 20 minutos, sendo em média 10 minutos de exercício e 6 minutos de recuperação.

Holter: são instalados eletrodos no peito e um gravador na cintura do paciente para verificar os batimentos cardíacos, de forma não invasiva, por 24 horas. A finalidade do exame é detectar, registrar, quantificar e calcular a variação do ritmo cardíaco durante as atividades diárias habituais do paciente.

Mapa: é instalado um manguito para medida da pressão arterial no braço do paciente, o qual é acoplado a um pequeno gravador, que fica na cintura ou em uma pequena bolsa, sendo assim, permitindo o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais e também durante o sono.

Tilt teste: também conhecido como teste da inclinação, é um método muito utilizado para a investigação de síncope, pré-síncopes, tonturas, palpitações relacionadas ao ortostatismo e quadros disautonômicos. No entanto, a principal indicação tem sido a investigação da Síndrome Vasovagal (SVV).

Corpo clínico:

Drª Aline Gomes da Silva

Drº Augusto Cardinalli Neto

Drº Elisandro de Freitas Silva

Dr° Luciano Vaccari Grassi

Drª Natalia Dias Bertolino