Hospital de Base | Serviços

Centro de Dispensação de Medicação de Alto Custo

O Centro de Dispensação de Medicação de Alto Custo (CEDMAC), instituído desde 02 de agosto de 2010, conforme PORTARIA FUNFARME N°. 015, DE 03 DE ABRIL DE 2017, é uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo SES/SP e Direção Regional de Saúde (DRS-XV) com a Fundação Faculdade Regional de Medicina (FUNFARME), e sede no 2º andar do prédio do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto.

Tem por finalidade atender pacientes que necessitam de tratamento com medicamentos intravenosos, subcutâneos e intramusculares, portadores de doenças crônicas autoimunes e outras, e que tem indicação de uso de medicamentos de alto custo, sendo estes medicamentos imunobiológicos e outros, oriundos das unidades assistenciais do complexo FUNFARME, de órgãos das esferas públicas de saúde municipal, estadual e federal, de operadoras de saúde suplementar, de ações judiciais ou da iniciativa privada; viabilizando ações de segurança farmacológica e promovendo gestão estratégica em saúde.

O centro de infusão conta com toda estrutura necessária para atendimento de possíveis intercorrências: cardioversor, monitor de sinais vitais multiparamétrico, carro de parada, oxigênio e serviço de remoção para o pronto atendimento, quando necessário. E, todos os procedimentos são realizados pela enfermagem e médicos especializados.

O atendimento é agendado para a administração e consulta médica, além do atendimento sob demanda em casos de efeitos adversos e complicações. A triagem e consulta do paciente é individualizada e registrada em prontuário eletrônico. A aplicação do medicamento é supervisionada garantindo adesão, uso correto, armazenamento adequado e acompanhamento rigoroso em casos de reações adversas.

Ainda conta com a orientação do enfermeiro para administração domiciliar de medicamentos subcutâneos acompanhados no CEDMAC e dispensação/assistência farmacêutica quanto ao armazenamento e transporte correto das medicações e uso de medicamentos orais de alta complexidade.

ENDEREÇO:
Hospital de Base

Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 544, 2º andar.
São José do Rio Preto/SP

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
2º à 6º Feira das 8:00 às 17:00 h (Exceto feriados)

TELEFONE:
(17) 3201.5000 Ramal: 1740